Santa Mônica comemora Dia Mundial da Voz com oficina temática

O evento busca a conscientização para o bom uso da voz no dia a dia

VOZNa próxima quarta-feira, dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Para celebrar a data, o setor de fonoaudiologia da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) vai realizar uma oficina voltada para os servidores que usam voz com ferramenta de trabalho, onde mostrará quais os cuidados necessários para preservar a voz, exercícios para melhor usá-la, além de doenças mais comuns. O evento, que terá como tema “Minha Voz, Meu Instrumento de Trabalho”, será realizado no dia 16, às 8h30, no auditório superior da maternidade.

De acordo com a fonoaudióloga Conceição Pessoa, responsável pela oficina, a voz saudável contribui para a qualidade de vida. “A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia mostra que pelo menos um terço das profissões utiliza a voz no trabalho, e muitos se referem ao distúrbio vocal como limitação de atividades profissionais. Na Santa Mônica, por se tratar de uma maternidade escola, não é diferente. Por isso, pensamos nessa oficina como um momento onde os profissionais poderão aprender a usar a voz de forma saudável, utilizando técnicas e exercícios simples que podem ser aplicados no dia a dia.”, disse Conceição.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, uma das doenças mais graves no que se refere à voz é o câncer de laringe. Um distúrbio vocal, como a rouquidão por mais de 15 dias, pode ser um sinal secundário desse tipo de câncer. A avaliação deve ser feita por um otorrinolaringologista.

“O nódulo de pregas vocais ou, como são mais conhecidos, os calos nas cordas vocais, que deixam a voz mais grave e mais rouca, são provocados pela predisposição ou pelo uso excessivo e abusivo da voz. O álcool e o fumo também podem comprometer os tecidos da laringe e consequentemente nossa a voz”, explicou a fonoaudióloga.

Dia Mundial da Voz

As comemorações acerca do Dia Mundial da Voz foram iniciadas no Brasil em 1999 e somente a partir de 2003 passaram a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da data é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Para a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia a celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.