Secretária de Saúde realiza inspeção no atendimento materno infantil

Unidades estão realizando a assistência prestada anteriormente pela Maternidade Santa Mônica

Fabiano Di Pace

SECRTÁRIA EM VISITA A UTI NEO

Secretária de estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska (Foto: Carla Cleto)

Em decorrência da reforma que está sendo realizada na Maternidade Escola Santa Mônica, as pacientes que eram encaminhadas para a unidade estão sendo atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital do Açúcar. E para garantir que as mães e recém-nascidos recebam uma assistência correta, a secretária de estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, realizou, neste sábado (28), uma inspeção na estrutura e nos serviços realizados nas unidades.

Toda a estrutura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neo Natal da Maternidade Santa Mônica foi transferida para o HGE, que conta hoje com 14 recém-nascidos internos, enquanto que no Hospital do Açúcar foram instalados 16 leitos da enfermaria materna e dois de UTI Materna.

“Ainda estamos realizando alguns ajustes administrativos com relação à estrutura e escala de profissionais, mas o atendimento esta sendo realizado de forma adequada e por profissionais experientes, capazes de realizar com eficiência o materno infantil”, ressaltou Rozangela Wyszomirska, ao lembrar que as reformas na Maternidade Santa Mônica continuam dentro do prazo estabelecido e devem ser concluídas em setembro deste ano.

A secretária reforçou que as mães e bebês que seriam encaminhadas para a Maternidade Santa Mônica serão direcionados para as unidades. “O atendimento será realizado no HGE e no Hospital do Açúcar até que a reforma da Santa Mônica seja concluída. Apenas depois da reforma, a unidade poderá retomar sua missão de atender ao povo alagoano com eficácia, como já vem fazendo há décadas”, salientou.

Durante a visita ao HGE, a jovem mãe Juliana Crisley Silva mostrou-se satisfeita com a estrutura disponível e elogiou o trabalho da equipe. Segundo Juliana, sua rotina de acompanhamento da filha tem sido facilitada pela presença de profissionais com capacidade técnica e devidamente treinados para realizar um atendimento humanizado aos pacientes.

“Tenho certeza que logo estarei em casa com meu bebê e só tenho a agradecer pelo acompanhamento que recebi de toda equipe da Santa Mônica que está no HGE”, destacou a mãe Juliana Crisley Silva. Já o pai Kristian Karlos Silva emocionou-se ao ver a sua filha na UTI e espera com ansiedade a plena recuperação de sua herdeira. “Tenho certeza que os profissionais que estão cuidando da minha filha estão realizando o melhor para que, em pouco tempo, ela esteja em nosso lar”, declarou.

FONTE: AGÊNCIA ALAGOAS