Santa Mônica realiza sensibilização da Semana Estadual de doação de leite Materno

Mães que amamentam e gestantes estão sendo abordadas no HGE e Ambulatório

doação de leite - Foto NET      A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) marca a Semana Estadual de Doação de Leite Materno com ações de conscientização e incentivo ao ato que pode ajuda a salvar as vidas dos bebês internos na UTI da unidade. A programação está sendo realizada no Hospital Geral do Estado, onde está funcionando a UTI Neonatal e a Enfermaria Canguru da MESM, e no Ambulatório, localizado na Avenida Brasil, no Poço.

No HGE, todos os dias da semana, a equipe multiprofissional realizará rodas de conversa, com apresentação de vídeos e palestras que ajudarão as mães no processo de amamentação e, especialmente, de doação do excesso de leite.

Nos dias 19 e 21 de maio a equipe estará no ambulatório da maternidade, a fim de divulgar e mobilizar as mães que estão amamentando e conscientizar as que estão fazendo o pré-natal para a importância da doação do leite.

De acordo com Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano da MESM, esse trabalho de conscientização ocorre com frequência, tendo em vista que a maternidade preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Durante a semana de doação esse é intensificado em todo o país e visa mobilizar toda a família.

“A intenção é que as pessoas entendam que o aleitamento materno beneficia a mãe e o bebê. E a doação do excesso do leite, desperdiçado por muitas mulheres, pode salvar a vida de bebês prematuros internos na UTI e cujas mães estão impossibilitadas de amamentar”, destacou.

A doação de vidros para coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite é outro fator em destaque, pois a cada dia menos vidros são doados. A coordenadora explica que os vidros utilizados são de maionese e café solúvel com tampas rosqueadas.

O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia dando assistência às mães que apresentam dificuldades para amamentar. Além disso, orienta as mães doadoras, fornece os kits de doação e realiza a coleta na residência. Para entrar em contato, basta procurar diretamente a maternidade, no Poço, ou ligar para o telefone (82) 3315.4434.