27 de julho – Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

27 acidente de trabalho      Nesta segunda, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. De acordo com Karlla Martiniano, coordenadora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Maternidade Escola Santa Mônica (Sesmt), a data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Além disso, também marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários, instituído em 1972 por iniciativa do então ministro do Trabalho Júlio Barata.

Segundo ela, em hospitais, o acidente com material biológico é o mais comum e pode ser tão fatal como acidentes com quedas em altura. “Hoje esse tipo de acidente já é bastante notificado, porém, por ser menos divulgado, faz as pessoas acreditarem que não é tão importante ou até inexistente”, salientou.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) os técnicos de enfermagem são os profissionais que mais se acidentam em hospitais de Maceió. Em Maceió a orientação para esses casos é: providenciar a coleta do sangue do paciente fonte; procurar imediatamente o Hospital Escola Hélvio Alto (HEHA), onde realizará os testes rápidos e profilaxia, caso seja considerado necessário; e informar ao Sesmt da unidade hospitalar.