Santa Mônica realiza curso teórico-prático do teste do Coraçãozinho nesta terça-feira (1º)

Capacitação é destinada a médicos e enfermeiros da MESM e Hospital do Açúcar

Wedja Santos – Ascom/MESM

 

31.082015 coraçãozinho faceA Maternidade Escola Santa Mônica realiza o primeiro curso teórico-prático do ‘teste do coraçãozinho’ nesta terça-feira, 1º de setembro,  das 9h às 12h, no Centro de Estudos do Hospital do Açúcar (3º andar). Neste primeiro momento o curso é voltado exclusivamente para profissionais da maternidade e Hospital do Açúcar, onde está funcionando temporariamente o serviço  de obstetrícia.

O curso será ministrado pela médica pediatra Edilma de Albuquerque Lins Barbosa e tem como propósito capacitar e conscientizar os profissionais  para a importância da realização da oximetria de pulso, mais conhecida como ‘teste do coraçãozinho’, na triagem neonatal, conforme determina o Ministério da Saúde em Portaria publicada em 10 junho de 2014.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 30% a 40% dos bebês que têm problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico. Uma em cada mil crianças sofre de algum tipo de cardiopatia congênita crítica, problema que responde por cerca de 10% dos óbitos infantis e de 20% a 40% dos óbitos decorrentes de malformações.

De acordo com a enfermeira Rosane Lima, embora o teste seja rápido e indolor, ele é capaz de diagnosticar precocemente a cardiopatia congênita crítica,  utilizando o oxímetro de pulso, que faz medição da oxigenação do sangue na mão e no pé do bebê. A partir da indicação de algum problema o recém-nascido é encaminhado para realização de novos exames, diagnóstico e definição de tratamento.