Santa Mônica capacitará profissionais de outras maternidades para realização do ‘teste do olhinho’

olhinho     No próximo dia 24 de setembro a Maternidade Escola Santa Mônica realiza a terceira turma do ‘Curso teórico-prático do teste do olhinho’, desta vez aberta também a médicos e enfermeiros de outras maternidades e hospitais do Estado. Os oftalmologistas Daniela Lyra e Helder Viana conduzirão o encontro que acontecerá no Centro de Estudos do Hospital do Açúcar (3º andar), das 14h às 18h.

O propósito do curso é capacitar o maior número de profissionais possível e assim garantir que nenhum recém-nascido tenha alta sem a realização do exame. “No caso dos bebês prematuros, com peso inferior a dois quilos, o exame deve ser realizado pelo oftalmologista entre o primeiro e segundo mês de nascido. Já os bebês que nascem no tempo e peso adequados, o procedimento podem ser feito antes da alta hospitalar pelo pediatra. Dessa forma, os casos identificados já sairiam da maternidade com encaminhamento para o oftalmologista”, disse Daniela Lyra.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MESM, no prédio sede – Poço, ou no Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), pelo telefone 82 3315.4409.

Importância

O teste do olhinho pode identificar várias doenças, entre elas, catarata congênita, má formação no globo ocular, retinoblastoma – tumor maligno cuja detecção precoce é essencial para a realização do tratamento -, e retinopatia na prematuridade, a principal causa de cegueira infantil.

A retinopatia da prematuridade é uma patologia que atinge bebês prematuros. Isso ocorre devido a imaturidade dos vasos sanguíneos, que são formados até o final da gestação. Com o nascimento prematuro, os vasos sanguíneos que suprem a retina se desenvolvem desorganizadamente, podendo ocasionar sangramentos, descolamento da retina e perda da visão.

A retinopatia atinge cerca de um terço dos recém-nascidos nascidos com menos de 1,5 quilos e 80% dos nascidos com menos de um quilo de ambos os sexos. “A importância deste curso é tanto orientar pediatras e enfermeiros quanto ao encaminhamento precoce dos bebês prematuros ao oftalmologista, evitando a cegueira, bem como treinar a realização do teste do olhinho ainda nas maternidades, especialmente porque o exame do bebê não prematuro pode ser realizado também pelos médicos pediatras e enfermeiros, desde que estejam capacitados”, finalizou Daniela Lyra.