Transmissão de HIV e sífilis de mãe para filho é tema de atualização na Santa Mônica

27 hiv sifilisA Maternidade Escola Santa Mônica, através da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CPD), realiza nesta quinta-feira, 27, das 8h às 18h, a atualização em Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis.

O objetivo é capacitar a equipe multiprofissional da maternidade no sentido de reorganizar o processo de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento à gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido e, consequentemente, reduzir a transmissão vertical do HIV e promover o controle a sífilis congênita.

Para realização do evento, a maternidade contou com facilitadores convidados e profissionais da instituição de várias áreas. Médicos, enfermeira, psicólogos, assistentes social, assistente social e farmacêutica repassarão o que há de mais atualizado no protocolo durante a passagem dos pacientes pela maternidade.

A capacitação prevê ainda solidificar ações de acolhimento e aconselhamento à gestante na maternidade, reorganizar a realização do teste rápido e fortalecer a assistência e vigilância epidemiológica para puérpera com HIV e sífilis congênita, bem como para o recém-nascido exposto às referidas doenças.

Além dos profissionais da maternidade, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas destinou oito vagas a profissionais do Hospital Universitário. Participam do evento: médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos.