Pacientes com deficiência auditiva tem atendimento garantido pelo SUS

Os recém-nascidos na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) com diagnóstico de problemas auditivos identificados durante o teste da orelhinha – que é realizado na MESM (para pacientes internos) e no Centro de Reabilitação (CER) da Uncisal (para pacientes externos) – podem contar o serviço especializado oferecido pela Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

De acordo com Celina Araújo, gerente do setor fonoaudiologia da MESM, ao detectar problemas auditivos nos bebês durante o teste da orelhinha, eles são encaminhados para o CER da Uncisal. “Para realizar outro exame, como o BERA, e se detectada alguma perda, eles são encaminhados pelo CER, diretamente”, esclareceu Celina.

Outra alternativa para pacientes que tiveram problemas auditivos detectados  é a AAPPE, eles podem buscar a associação, que atende por livre demanda, ou seja, as pessoas não precisam necessariamente de encaminhamento para procurar atendimento, todo o processo é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênio específico.

A AAPPE é uma entidade alagoana sem fins lucrativos que tem como missão promover a inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência, a partir dos serviços de reabilitação física, intelectual e auditiva. A associação doa aparelhos auditivos, órteses e próteses e, por meio de uma equipe multiprofissional, realiza exames audiológicos, consultas médicas especializadas de neurologia, neuropediatria, fisiatria, otorrinolaringologia e psiquiatria.

Para mais informações basta ligar para 3022-9650 ou para uma das unidades da AAPPE em Maceió ou no interior. Os telefones para contato estão disponíveis no site da associação – http://aappe.com.br.