Enfermeiras apresentam resultado de estudo de caso utilizando tecnologias e coberturas avançadas em RN

Educação, saúde e tecnologia unidas para o melhor tipo de tratamento para o paciente

Unidade assistência e educacional, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) apresenta, na segunda-feira (25), o resultado da pesquisa desenvolvida pelas enfermeiras Danielle Guedes Souza e Maria Willianne Alves do Nascimento com o tema ‘A utilização de tecnologias e coberturas avançadas para o tratamento de ferida em RN: um relato de caso’.

O trabalho apresenta mais uma possibilidade na escolha de produtos e coberturas para o tratamento de lesões em recém-nascido decorrentes de complicações de procedimentos necessários durante o período de internamento na maternidade.

De acordo com Danielle Guedes, uma das autoras do trabalho e enfermeira da MESM, é imprescindível que estudos como este ocorram a fim de que o plano de cuidado para os bebês de alto risco seja eficaz e não comprometa o seu desenvolvimento. “Entre nossas atribuições temos a assistência ao bebê e isso consiste em manter a integridade da pele, avaliar as suas condições, prevenir fatores de risco, indicar o tratamento ideal para as lesões existentes, por meio do uso de produtos e coberturas adequados”, explicou.

O resultado do estudo de caso, conclusão da pós-graduação em Enfermagem Dermatológica, foi considerado muito positivo pelas pesquisadoras, tendo em vista que o produto e método utilizados contribuíram para evolução e alta do bebê.

“O uso da cobertura de tecnologia avançada proporcionou a redução no tempo de internamento, pois a lesão fechou em 11 dias. E constatar que esse tratamento favoreceu o conforto e bem-estar do bebê é uma grande conquista para toda equipe multiprofissional que lida com o paciente durante todo período de internamento”, ressaltou Danielle.

Além disso, o trabalho apontou para necessidade de criação e implantação de um protocolo de prevenção e tratamentos de feridas na Maternidade. “É importante ressaltar que o caso em questão, com a prevenção adequada, gerou uma economia para o SUS (Sistema Único de Saúde) de cerca de 50% do total gasto na internação”, finalizou.

O Trabalho será apresentado às 14h, desta segunda-feira, no auditório da maternidade.