Histórico

A Maternidade Escola Santa Mônica foi inaugurada em 24 de março de 1964, com o nome de Alba Mendes Muniz Falcão, passando a ser denominada alguns meses depois de Maternidade Santa Mônica. Na ocasião, a equipe médica era composta de 02 Obstetras e 01 Parteira responsável pela sala de parto. Não havia anestesista, sendo solicitado quando necessário. No dia 04 de abril de 1964, deu-se à luz ao primeiro recém-nascido de parto normal do sexo masculino.

No período de 1970 a 1986 a maternidade foi ampliada e reformada, disponibilizando então 80 leitos. No mesmo período foi instalada a sala de parto e curetagem e rebatizada de Casa Maternal Santa Mônica. As coordenações de enfermagem, nutrição e serviço social foram criadas nesta década. Deve-se destacar também a construção do ambulatório de ginecologia, obstetrícia e pediatria com o auditório em anexo para as práticas educativas, ampliando assim o atendimento às gestantes, parturientes e recém-nascidos.

De 1987 a 1989 a Casa Maternal Santa Mônica passou a ser referência estadual para pacientes de alto risco, aumentando assim sua equipe multiprofissional, reorganizando e redirecionando uma nova proposta de trabalho para melhor atender a grande demanda, contando também com o setor de psicologia. Na ocasião foi instalado o Banco de Leite Humano (BLH) Dr. Carlos Perdigão para melhor assistir os bebês prematuros. Esse período foi marcado por melhoria e crescimento nos níveis profissional e administrativo.

De 1989 a 1994 a maternidade passou a integrar a antiga Fundação Governador Lamenha Filho (FUNGLAF), transformando-se em Maternidade Escola Santa Mônica, recebendo assim alunos da Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Na oportunidade houve o cadastramento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dando direto ao repasse de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH), com a aquisição de 03 viaturas.

De 1994 a 1998 houve a reforma do setor de centro cirúrgico, quando também foi implantado o teste do pezinho. O teste era feito inicialmente somente em bebês nascidos na MESM, contudo logo após foi ampliado a todos os nascidos no Estado.

Em 2000 foi iniciada uma grande reforma de ampliação do berçário e ambulatório, passando a funcionar as atividades médico-hospitalares temporariamente no Hospital Universitário (HU), exceto as do ambulatório.

No período da reforma, a maternidade investiu em informatização no atendimento, automatização da Lavanderia, instalação do gerador de 114 KVA, desenvolvimento da Agência Transfusional, ampliação da Central de Esterilização, construção da subestação elétrica, melhoramento nos setores de Expurgo, sala de Psicologia, sala de Revisão de Prontuário, sala de Coordenação de Enfermagem, sala Parenteral, Lactário, Alojamento de Enfermagem e acadêmicos.

Em 2001 ocorreu a reinauguração da maternidade e ambulatório, agora disponibilizando 102 leitos para o pré-parto e enfermarias, 06 leitos para UTI Materna e 32 leitos para UTI Neo. Fez-se necessário o aumento do quadro de profissionais de todas as categorias, o que foi viabilizado através de processo seletivo (concurso público).

Em 2002, vale destacar a criação do Grupo de Humanização, exigência do Ministério da Saúde, a implantação do setor de Recursos Humanos, as reformas da Recepção e Necrotério, e o destino correto do lixo hospitalar. Ainda em 2002/2003 deu-se a reforma/construção do Almoxarifado, Laboratório, sala de Manutenção, Arquivo Inativo, Central de Lixo Hospitalar (lixo contaminado, lixo orgânico e lixo comum) e reforma da sala de Recursos Humanos.

mesm