Representantes do MS realizam oficina de Boas Práticas obstétricas e neonatais

Profissionais da Santa Mônica e equipe do Hospital Sofia Feldman trabalham juntos por mudanças     

Enfermeira Vera Bonazzi apresenta proposta da oficina

Enfermeira Vera Bonazzi apresenta proposta da oficina

     A Maternidade Escola Santa Mônica realiza a partir desta terça-feira, 17, até a quinta-feira, 19, a Oficina de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais, que está sendo conduzida por uma equipe do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, como parte do Plano de Qualificação de Atenção em Maternidades da Rede Perinatal do Nordeste e Amazônia legal, do Ministério da Saúde.

      Quinze profissionais do pré-parto, parto e pós-parto, participam da oficina. De acordo com Vera Bonazzi, enfermeira obstétrica do Sofia Feldman, o objetivo da oficina é apoiar e influenciar mudanças nas práticas de atenção ao parto e nascimento. “Vamos juntos trabalhar in loco, e a partir daí colaborar com a equipe de plantão para implantação e acompanhamento das boas práticas”, explicou.

     Após a parte prática da oficina que será realizada nos respectivos setores contemplados pela oficina, os profissionais participantes do curso serão responsáveis pela definição de um plano de trabalho das boas práticas que serão aplicadas na Santa Mônica, bem como pelo repasse das mesmas para o restante da equipe da maternidade.

      O plano de trabalho definido durante a oficina deverá ser apresentado para gestores, profissionais da instituição, representantes da saúde estadual e municipal para formalização das pactuações necessárias. “Quanto mais socializadas as decisões, maior será o apoio na implantação do plano de trabalho definido a partir da oficina”, destacou Bonazzi.

      Além da Santa Mônica, até novembro de 2011, outras 25 maternidades do país passam pelo processo de formalização das boas práticas. A equipe responsável pela oficina em Maceió foi composta pela enfermeira obstétrica Vera Bonazzi, pela pediatra neonatologista Daniela de Melo Machado e pelo obstetra Lucas Silva.

      A fase de elaboração do diagnóstico que antecedeu a oficina foi conduzida e apresentada durante a abertura da oficina, pela apoiadora do Ministério da Saúde Petrúcia Barbosa.