Evento tem como objetivo sensibilizar e envolver servidores para o credenciamento

Abertura da Semana no Ambulatório
Os servidores da Maternidade Escola Santa Mônica já entraram no clima de sensibilização e envolvimento para o credenciamento da maternidade como hospital amigo criança. Até a realização do ‘Dia “D” Para Ser Hospital Amigo da Criança’, na sexta-feira, 15, a partir das 9h, várias atividades serão realizadas, entre elas palestra do Projeto Dentista do Bebê, lançamento da paródia ‘A 10 passos do aleitamento materno’, vídeos informativos, Cordel da Amamentação exposto no Ambulatório, e teatro de fantoches.
De acordo com Telmo Henrique, diretor geral da maternidade, a Semana está surtindo o efeito esperado. “O que nós queremos a partir desse trabalho é conscientizar e com isso poder contar com nossos servidores, pois só é possível o credenciamento a partir do momento que a gente conseguir capacitar os cerca de 1200 profissionais, do setor de serviços gerais à direção. Como se trata de uma causa nobre – garantir a amamentação e, consequentemente, a recuperação e vida dos bebês nascidos na maternidade, com certeza teremos o empenho de todos”, destacou Telmo.
A cerimônia do Dia ‘D’ reunirá diversas autoridades comprometidas com o desenvolvimento do sistema materno e infantil e com a redução da mortalidade infantil. Logo após será apresentado o teatro de fantoches com a peça “Realizando o sonho de ser amigo da criança”.
Para ser hospital Amigo da Criança, a maternidade deve garantir 100% do aleitamento materno, e ainda incentivar para que não ocorra o desmame precoce depois da alta do bebê.
A IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) é uma iniciativa da organização Mundial da Saúde e UNICEF que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida, mantendo durante o tempo que a mãe e a criança desejarem, preferencialmente por pelo menos dois (2) anos.
A MESM com apoio do Ministério da Saúde, está iniciando o processo de credenciamento com o objetivo de incentivo a amamentação e consequentemente colaborar na redução da mortalidade infantil.