A comissão responsável pela eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Maternidade Escola Santa Mônica, agendou nova eleição para o dia 7 de janeiro de 2013. A nova eleição se fez necessária porque não foi atingido o número mínimo de votantes para validar a eleição realizada em 28 de novembro.
De acordo com as Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e a Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego, para validar a eleição dos membros da CIPA é necessário que pelo menos 50,01% dos profissionais da instituição participem do pleito.
A CIPA é um dos instrumentos disponíveis aos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.
O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do NAISST (Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador).