Sesau cria Projeto Pai Coruja para incentivar homens a acompanharem gestação e pré-natal

Para promover a melhoria das relações intrafamiliares, estimulando os homens a acompanharem a gestação de suas companheiras e participar do pré-natal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou o Projeto Pai Coruja.

O lançamento acontece no próximo dia 09, na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió, e visa contribuir para a dinamização das relações de gêneros e, ao mesmo tempo, estimulando o público masculino a cuidar de sua saúde, destacando a importância do papel de pai.

Com isso, espera-se a instrução dos pais nos temas debatidos e o compromisso com a prevenção e com o acompanhamento das parceiras no pré-natal, no parto e no puerpério, segundo destaca a técnica do Núcleo de Saúde do Homem da Sesau, Malu Albuquerque. Além disso, de acordo com ela, o projeto pretende aumentar a participação da figura masculina no planejamento familiar e educação dos filhos.

O Pai Coruja, que representa mais uma ação da Política de Saúde do Homem, será desenvolvido na Maternidade Escola Santa Mônica e nos ambulatórios responsáveis pelo acolhimento da gestante e do acompanhante. “É no acolhimento que vamos conscientizar para que o pai seja um cuidador, realizando o acompanhamento da gestação e participando do pré-natal. Nosso intuito é que o homem possa fazer parte de todo o processo de nascimento do filho, se sentindo responsável por essa vida”, diz Malu Albuquerque.

Ela ressalta que a Sesau também está realizando, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde do Homem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), um estudo nos ambulatórios da capital. Segundo a técnica, foi constatado que 85% dos homens desejam participar ativamente da gestação da companheira.

O dado, destaca Malu Albuquerque, surpreendeu a equipe. “Não esperávamos um percentual tão alto. O importante é que estatísticas comprovam que crianças acompanhadas pelo pai são mais tranquilas, que a violência diminui consideravelmente”, expôs ela, acrescentando que o questionário está sendo aplicado em unidades de diversos bairros com a população entre 20 e 59 anos.

O lançamento será realizado às 9h, no Ambulatório da Maternidade Escola Santa Mônica, com a presença de autoridades do Ministério da Saúde, da Sesau e da Secretaria de Saúde de Maceió. Como parte integrante do lançamento do projeto, no próximo dia 11, Dia dos Pais, será realizada a entrega de kits para os pais com mulheres internas na MESM.

Por Larissa Bastos

Foto: Olival Santos