Evento deve estimular a instalação de um local apropriado para a ordenha do leite materno nas empresas
De acordo com a Diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira, o evento vai estimular a instalação de espaços apropriados para a ordenha do leite materno. “Para continuar amamentando, após a licença maternidade, as mães precisam de uma sala de apoio, um local confortável e com recursos para guardar o leite”, salientou.
A diretora acrescentou que o evento pretende sensibilizar a classe empresarial, quanto à importância da amamentação para a saúde do bebê. As empresas Maceió Shopping, Tupan Construções, Carajás, Sococo, Unimed e Cesmac já confirmaram presença no evento.
DIREITOS – A lei trabalhista estabelece que a mãe tem direito a dois descansos especiais, de 30 minutos cada um, durante a jornada de trabalho, até que o bebê complete seis meses de idade, podendo esse tempo ser estendido se for necessário para a saúde da criança. A remuneração deve ser preservada, no entanto, se empresa não conceder os intervalos, deverá arcar com o pagamento dos descansos correspondentes como hora extra.
Na quarta-feira (4), será iniciada uma oficina, no horário das 8h às 17h, pela Vigilância em Saúde do Trabalhador e Diretoria de Atenção Básica. A capacitação, que prossegue na quinta-feira (5), será destinada aos tutores e profissionais da área, que serão multiplicadores da estratégia. Os tutores terão a função de sensibilizar de gestores, apoiando, orientando e supervisionando a implantação de salas de apoio à amamentação.
Repórter: Amanda Vieira
Fonte: Ascom/Saúde