Projeto do Hospital do Coração de Alagoas alerta para a importância do procedimento na detecção precoce de doença cardíaca
Wedja Santos
ASCOM MESM
A Maternidade Escola Santa Mônica será palco de divulgação e orientação do teste do coraçãozinho, neste sábado (12), às 10 horas. A programação faz parte do lançamento da Campanha ‘Teste do Coraçãozinho’ do Hospital do Coração de Alagoas com apoio da Sociedade Alagoana de Pediatria.
O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância do teste, que pode ser realizado pelo pediatra durante a consulta de rotina na própria enfermaria da maternidade. O exame, simples e indolor, é considerado fundamental para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica, utilizando para tanto um oxímetro de pulso. Este equipamento faz medição da oxigenação do sangue na mão e no pé do bebê e a partir da indicação de algum problema o bebê é encaminhado para realização de novos exames e fechamento do diagnóstico.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 30% a 40% dos bebês que têm problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico. Uma em cada mil crianças sofre de algum tipo de cardiopatia congênita crítica, problema que responde por cerca de 10% dos óbitos infantis e de 20% a 40% dos óbitos decorrentes de malformações.
Nesse sentido, uma das propostas da Campanha é que o teste do coraçãozinho faça parte da triagem de rotina do recém-nascido ainda maternidade, assim como os testes do pezinho, olhinho e orelhinha e que, principalmente, seja feito antes do bebê receber alta da maternidade.
Para Ricardo César Cavalcanti, diretor médico do Hospital do Coração, essa medida poderia contribuir consideravelmente para a redução da taxa de mortalidade neonatal.