Solidariedade e alegria marcam aniversário da menina que passou 1º ano de vida internada

Doações ajudarão a pequena Keila que vai morar em assentamento com a família
Wedja Santos
Ascom/MESM

niver

Equipe da MESM mobilizou a comunidade através das redes sociais.

Alívio, festa e solidariedade. Este é o saldo do primeiro ano de vida de Keila de Carvalho que recebeu alta hospitalar no último dia 20, faltando apenas 10 dias para seu aniversário. A festa foi organizada pela equipe da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) na tarde desta segunda-feira (30), no entanto, a ajuda veio de fora da maternidade também.

A preocupação da equipe da maternidade era com o bem-estar e desenvolvimento de keila após a alta médica, tendo em vista que a família tem origem humilde e a menina precisará de cuidados especiais. A mãe de Keila, Roberta de Carvalho, o marido e outros três filhos moram no assentamento Paulo Freire (conhecido como Serrana), localizado entre os municípios Joaquim Gomes e União dos Palmares, e sustentam a família com menos de um salário mínimo do marido.

Durante os últimos 10 dias a menina recebeu várias doações entre leite, fraldas, espessantes e até utensílios que auxiliarão nos cuidados, a exemplo de uma cadeira para alimentação da menina que entre os cuidados está a posição que deve ficar durante as refeições. “São coisas pontuais que a própria equipe tratou de conseguir com conhecidos. Ela teve o acompanhamento e procedimento cirúrgico necessários. Não poderíamos fechar os olhos para esse passo tão especial que é processo pós-alta”, ressaltou Rita Lessa, diretora da MESM.

As pessoas que ainda quiserem ajudar, podem deixar as doações na direção da maternidade, pois Keila continuará sendo atendida pela equipe do ambulatório da Uncisal.
Mais informações pelo telefone (82) 3315.4401

niver 5

As doações vieram também em forma de animação: Galinha Pintadinha e Peppa

niver4

Doações ajudarão a menina nessa nova etapa

Entenda o caso

Keila de Carvalho Silva nasceu com 3.590 quilos em União dos Palmares e foi transferida para hospital Santo Antônio devido a um desconforto respiratório e, posteriormente, para a Santa Mônica para esclarecimento do diagnóstico (suspeita de tumoração em úvula e persistência do desconforto respiratório). Durante sua evolução na MESM, Keila necessitou de ventilação mecânica, sendo logo entubada.

Após avaliação da cirurgia pediátrica, fonoaudiologia, otorrinolaringologia e neurocirurgia, e realização de vários exames, como por exemplo tomografia computadorizada do segmento encefálico e do pescoço (considerados inconclusivos) e ressonância magnética do crânio e do pescoço, ambos com contraste, foi concluído o diagnóstico como Meningocele Transesfenoidal.

Durante todo esse processo, a menina ficou sendo acompanhada pela equipe da MESM passando pelo Hospital Universitário, Hospital do Açúcar e por último, no dia 09 de fevereiro, para a enfermaria do Hospital Geral do Estado (HGE), sendo submetida a intervenção cirúrgica na mesma semana. Após o procedimento, Keila permaneceu com acompanhamento da fisioterapia e fonoaudiologia da equipe da Santa Mônica, e, hoje, está sem traqueostomia, respirando em ar ambiente e alimentando-se por via oral.

O acompanhamento após a alta será realizado no ambulatório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que conta com os serviços necessários, como fonoaudiologia e fisioterapia.