Bebê nasce na Unidade de Doenças Respiratórias do Hospital Helvio Auto

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

Vanda-Maria-Fernandes-Gomes-enfermeira-HEHA-crédito-Ana-Paula-Tenório-734x1024

Vanda Gomes trabalha no HEHA e na MESM

Um fato inusitado ocorreu hoje pela manhã no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Os servidores acostumados com pacientes em estado grave ou com complicações não tratáveis em outros hospitais se depararam com uma paciente em trabalho de parto prematuro.
Por volta das 7h15, uma paciente de 37 anos, que deu entrada ontem, dia 28/04, na unidade de Doenças Respiratórias foi até o posto de enfermagem e se queixou de dor abdominal. A enfermeira plantonista da Unidade, Vanda Maria Gomes, pediu para que ela deitasse e foi se paramentar para vê-la, só que ao chegar ao quarto, a enfermeira constatou que a paciente estava em trabalho de parto.
“Quando cheguei ao quarto ela estava deitada de lado e fui checar, pois ela estava reclamando de dores, para qualquer intercorrência comunicar ao médico, mas assim que a virei já vi que ela estava em trabalho de parto. Ela estava no 7º mês de gestação, o bebê já estava encaixado, só foi usar a experiência e terminar o procedimento”, explicou a enfermeira Vanda Maria que tem grande experiência em obstetrícia, pois também trabalha na Maternidade Escola Santa Mônica.

Luiz-Artur-bebê-prematuro-que-nasceu-no-HEHA-crédito-Ellen-Luz-805x1024

Luiz Artur foi o primeiro bebê a nascer na Unidade

Luiz Artur foi o primeiro bebê a nascer na Unidade de Doenças Respiratórias do HEHA, que em sua maioria trata de pacientes em estado grave. Após o parto e depois de ser submetido aos procedimentos necessários, o bebê foi transportado pelo Serviço Externo do HEHA, na companhia da avó materna, para a Unidade de Terapia Intensiva neo-natal da Maternidade Santa Mônica, que está funcionando no Hospital Geral do Estado, por ser prematuro e necessitar de cuidados diferenciados.
A mãe está bem e continua internada no Hospital Helvio Auto para seguir seu tratamento. Luiz Artur é seu sétimo filho, o primeiro homem na família o que deixou a mãe muito feliz. “Ele é a cara do pai”, concluiu orgulhosa.