Tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos” sugere apoio de empregadores
Wedja Santos
Ascom/Mesm
Trabalhar, ser mãe e amamentar parece ser algo intangível para muitas mulheres. Foi exatamente com base neste cenário e nas dificuldades enfrentadas pelas mães que reconhecem a importância da amamentação, que foi definido o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2015): “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”.
O objetivo é conscientizar e conseguir o apoio de todos os segmentos profissionais que empregam mulheres durante o período de amamentação. De acordo com Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), muitas mulheres antecipam o desmame dos filhos para menos de seis meses (período mínimo indicado para alimentar o bebê exclusivamente com leite materno) pela impossibilidade de conciliar trabalho e amamentação.
Com o propósito de divulgar a importância da proteção e apoio à mulher trabalhadora que amamenta, para que ela possa conciliar de forma mais prazerosa a amamentação e o trabalho, a Maternidade Escola Santa Mônica realizará ações no período de 3 a 6 de agosto como parte da programação da SMAM 2015, celebrada oficialmente de 1 a 7 de agosto.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2015) é considerada um veículo para promoção da amamentação, e ocorre simultaneamente em 120 países. O tema da SMAM é definido, a cada ano, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.
Na Santa Mônica, as ações estão sendo conduzidas pelo Banco de Leite da maternidade e Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, em parceria com a Liga Interdisciplinar da Saúde da Criança, da UNCISAL.