Em seis meses, capital alagoana ganhará a Casa da Gestante

Governador Renan Filho assinou ordem de serviço de unidade que atenderá gestantes e puérperas de alto risco; Escola Técnica de Saúde será reformada

Gabriela Flores – Ascom Uncisal

CASA DE GESTANTE      O governador Renan Filho, nesta terça-feira, 8, durante a inauguração da Base Descentralizada do Samu, no bairro da Serraria, assinou a ordem de serviço para as obras de reforma da Escola de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) e para a Casa da Gestante, ambas pertencentes à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A obra da Casa da Gestante, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), terá 20 leitos ofertados às gestantes e puérperas de alto risco. Orçada em R$ 520 mil, a Casa servirá de apoio às mães que moram no interior e que por motivos de saúde delas ou de seus bebês, precisarem estar perto da Maternidade Escola Santa Mônica.

Esse novo espaço humanizará o atendimento às gestantes de alto risco vindas de outros municípios e que precisarem de cuidados especiais. “É necessário que todos estejam cientes de que a saúde se faz com pessoas e estas não podem ser substituídas por máquinas”, pontuou Renan Filho.

CASA DE GESTANTE2O reitor em exercício da Uncisal, Paulo Medeiros, destacou a importância do novo espaço e disse que “a Casa da Gestante funcionará como uma residência, com cozinha, sala e todos os espaços que tornem o ambiente o mais confortável possível para as hospedes que, além do espaço especialmente criado para elas poderão contar também com o apoio de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos enfermeiros e toda a equipe da maternidade”.

A Casa da Gestante, que se localiza ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica, terá sua obra concluída em seis meses.

Com o objetivo também de dar apoio às mães do interior e que tem seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), este com certeza “será um espaço para melhorar a atenção materno infantil em Alagoas”, destacou a secretária de Saúde, Rozangela Wyszomirska.