Santa Mônica conclui transferência de pacientes internas no Hospital do Açúcar

No domingo (27) serão transferidos os bebês da UTI neonatal, em funcionamento no HGE

Transferência 02A Maternidade Escola Santa Mônica realizou neste sábado (26) a transferência de 11 gestantes e parturientes de alto risco internas na ala da MESM, no Hospital do Açúcar, para a sede da unidade, no Poço. A primeira gestante a chegar na Nova Santa Mônica foi Tamires dos Santos Mendes, 20 anos, grávida de oito meses, ansiosa pelo nascimento de Sérgio Rodolfo. “Senti diferença desde a chegada. O ambiente está muito melhor, mais confortável. Senti segurança e tranquilidade desde a recepção das enfermeiras. Estou muito feliz”, disse Tamires.

A mobilização de transferência que envolveu profissionais da área da saúde, administrativos, e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) se repetirá neste domingo (27), dessa vez para transferência dos 17 bebês internos na UTI da maternidade, em funcionamento  no Hospital Geral do Estado (HGE) desde fevereiro.

Na segunda-feira (28) a Maternidade inicia o atendimento de 100% dos serviços. Segundo Rita Lessa, diretora geral da maternidade, o protocolo de atendimento referenciado pelo CORA continuará sendo aplicado. Isso significa que as gestantes devem procurar uma maternidade de risco habitual (baixo risco), e, somente os casos de alto risco, serão encaminhadas para a Santa Mônica ou Hospital Universitário, de acordo com o mapa de vinculação de gestantes.

Benção

Com tanta responsabilidade e vidas que passarão pela maternidade, o Setor de Humanização trouxe o padre José Magalhães que realizou uma oração e abençoou todos os setores. “A alegria de todos os servidores nesse momento que retornamos para ‘nossa casa’ é imensa. Essa benção é muito importante. Estamos iniciando uma nova fase, com a maternidade equipada e estruturada como os serviços de atendimento materno e infantil do Estado merecem”, disse Rita.