CCIH da Maternidade Escola Santa Mônica profere palestra sobre H1N1

Dra. Renata Peches, gerente da CCIH da MESM

Dra. Renata Peches, gerente da CCIH da MESM

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), representado pela gerente Renata Perches, proferiu, na manhã desta segunda-feira, dia 15, palestra sobre o vírus Influenza A, do subtipo H1N1, doença popularmente conhecida como “gripe suína”.

O evento, que aconteceu no auditório térreo da MESM foi voltado para profissionais das mais diversas áreas da maternidade. A médica Renata Perches explicou, durante a palestra, o significado e os sintomas da gripe ou influenza. Os tipos da doença também foram explicitados, enfatizando o tipo ‘A’ que infecta homens, aves, eqüinos e suínos, é responsável pela maioria das infecções humanas e sofre mutações.

De acordo com Renata Perches, o vírus da atual “gripe suína” é o vírus tipo ‘A’, do subtipo H1N1. “Algumas pessoas podem ter infecção de H1N1 e não ter sintomas ou ter sintomas leves, lembrando que, mesmo com sintomas leves o vírus deve ser considerado e avaliado por especialistas”, ressaltou Renata.

Ainda segundo a médica, a transmissão, em adultos, ocorre até o sétimo dia da doença, já em crianças são quatorze dias para a transmissão. “O fato ocorre porque o organismo da criança não consegue elaborar esse vírus tão rápido”, disse a gerente e complementou “a H1N1 é como a dengue, uma doença de comunidade, portanto a melhor forma de prevenção ainda é lavar as mãos”.