A Maternidade Escola Santa Mônica, através do Programa de Triagem Neonatal – teste do Pezinho, realiza, nesta quarta-feira (23), o lançamento do livro de receitas ‘Fenilcetonúricos: a diferença está no cardápio’, com receitas exclusivas para pacientes com fenilcetonúria, uma das doenças identificadas no ‘teste do pezinho’ que, quando não identificadas precocemente, pode provocar problemas neurológicos e atraso no desenvolvimento psicomotor.
O tratamento da fenilcetonúria é meramente nutricional e consiste em uma dieta rigorosa que exclui os alimentos ricos em fenilalanina, como carnes, ovos, leites e derivados, pães, farinha, leguminosas e outros grãos, além de controlar o consumo de frutas, verduras e cereais.
Para Reinaldo Luna, coordenador da Casa do Pezinho, o rigor na dieta justifica a preocupação de identificar a quantidade da fenilalanina nas receitas.
“Esse livro é super importante para os nossos pacientes, pois permite uma maior variedade no cardápio, além de estimular e favorecer a adesão ao tratamento”, explicou Luna.
O evento reunirá os pacientes e familiares dos pacientes a partir das 9h, no ambulatório da maternidade. Cada família receberá um livro, que também será disponibilizado no site da Maternidade Escola Santa Mônica.
O livro foi organizado pela nutricionista do programa, Roseleide Lima, e contou com a colaboração das nutricionistas Catarine Gueiros e Iris Cristyne. Além de tabela modelo de registro diário de ingestão de fenilalanina e controle de exames, o livro tem mais de 90 receitas de pratos doces e salgados.
“Esse livro já permite uma grande variedade no cardápio. Ainda assim, pretendemos fazer atualizações periódicas do material”, disse Roseleide Lima.