Bancos de leite de Alagoas recebem certificados da Rede Brasileira e Fiocruz

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica realizou nesta segunda-feira (26), a entrega do certificado ‘Excelência em Bancos de Leite Humano’ conferido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) pelo desempenho no ano de 2016.

Além do Banco de Leite Dr.Carlos Roberto C.Perdigão, da MESM, que recebeu o certificado ouro pelo terceiro ano consecutivo, foram certificados o BLH Professor Alberto Antunes, do Hospital Universitário – categoria ouro, e o Banco de Leite Drª Kátia Born, de Palmeira dos Índios, na categoria prata.

A coordenadora do Banco de leite da MESM, Andréa Pinheiro, recebeu os certificados no Encontro Nacional de Coordenadores de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano, realizado no período de 14 a 16 de dezembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião foram discutidas iniciativas estratégicas para 2017, a exemplo do programa de certificação, indicadores do ano e a nova ferramenta disponível para webconferência.

Entre as atividades exigidas para certificação estão informar mensalmente as atividades no sistema da RBLH, ter os equipamentos essenciais para a pasteurização, e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.

“Como referência estadual, ficamos muito felizes com a conquista, pois trata-se de um trabalho diário e contínuo, que exige empenho dos servidores e dos gestores para manter a certificação nos anos seguintes. Nossa luta para 2017 é grande, mas estamos cientes da importância da continuidade dos nossos serviços”, destacou.

Atualmente, além dos bancos de leite certificados, Alagoas conta com outros dois: BLH Ivete França Lima, de Arapiraca, e BLH da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos. “Para  2017 nossa meta é manter as certificações adquiridas e apoiar os bancos de leite de São Miguel e Arapiraca para esta conquista”, finalizou Andréa.