A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), representada pelas assistentes sociais Doriane Costa e Honilda Camêlo, ministram, na próxima quinta-feira (15), palestra com os temas “A Importância do Teste do Pezinho”, “A Importância do Aleitamento Materno” e “Método Canguru”. O evento acontece a partir das 9h, na sede da Agência da Previdência Social, no bairro da Jatiúca.
De acordo com Honilda Camêlo falar sobre o método canguru, desenvolvido na MESM, é de primordial importância, visto que a Santa Mônica é a única maternidade do Estado a aplicar a técnica, criada na Colômbia. “O método canguru, que é efetivado com bebês prematuros e de baixo peso, promove, acima de tudo, a aproximação entre a mãe, o bebê e a família”, esclareceu a assistente social.
O aleitamento materno, que também será tema de palestra, será abordado, de acordo com Honilda, de maneira a apresentar o Banco de Leite Humano (BLH) da maternidade como referência em Alagoas. “A importância de amamentar, vantagens para a mãe e para o bebê, tudo isso será abordado com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre o tema”, disse Honilda.
A palestra faz parte de uma parceria entre a maternidade e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O projeto, “Atendimento com Excelência”, objetiva contribuir com a qualificação do atendimento na Agência da Previdência Social, especificadamente a localizada na Jatiúca.
Cristiane Jatobá, coordenadora geral do projeto, explica que ampliar as articulações extra-institucionais no sentido do conhecimento coletivo constitui uma das metas do “Atendimento com Excelência” e o ponto primordial para a efetivação de parcerias com outros órgãos ou instituições públicas.