Santa Mônica lança 6ª edição do Projeto ‘Amor em Imagem’

Com as facilidades do registro fotográfico, não faltam motivos aos pais para fazerem books fotográficos de seus bebês. E quando os bebês nascem prematuros? Pois é, quando isso ocorre, o foco é outro: a saúde e o cuidado daquele ser que está na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) ou Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

Foi pensando na tensão vivida por esses pais e no tempo que passam na maternidade após serem surpreendidos com o nascimento do filho prematuro, que uma equipe multiprofissional da MESM realiza, a partir desta quarta-feira (27), a 6ª edição Projeto ‘Amor em Imagem’, que tem como propósito estreitar o vínculo entre mãe e bebê, registrar momentos especiais dos recém-nascidos prematuros internos na maternidade e promover uma exposição na própria maternidade.

“Nenhuma família se prepara para ter filho prematuro. Mas é na adversidade que precisam se fortalecer para vencer o processo de forma amena. Temos uma equipe de especialistas no cuidado neonatal que trabalha para a vitória da família, e o Projeto Amor em Imagem se encaixa como proposta de elevar a autoestima das mães e pais em relação aos filhos. O momento de produção das fotos serve para perceberem o quanto seus filhos são guerreiros”, disse a terapeuta ocupacional Manuela Albuquerque, membro de da equipe do projeto.

O Projeto foi criado em novembro de 2017. Nesta 6ª edição comemorativa de um ano destaca novamente Novembro Roxo – Mês da prematuridade 2018, com o tema ‘Método Canguru: acolhimento e afeto”. Por conta do tema, as profissionais responsáveis pelo projeto convidaram também mães e bebês que estão na terceira etapa do Método Canguru (acompanhamento ambulatorial pós-alta hospitalar), a exemplo de Lourdes Limeira, mãe de Laura Valentina, que passou por todas as etapas, na MESM.

“Foi gratificante passar pela experiência de ter uma filha prematura aqui na maternidade. A todo instante tinha uma novidade. Na UTI vivi um período de incertezas e, na Canguru, tive experiências únicas. Lá eu descobri que tudo acontece no tempo do Bebê. Laura está com um ano e nove meses, já encerrou o período na MESM, mas não tem como esquecer o carinho e todo aprendizado que temos aqui. E quando eu preciso ainda recorro à médica da maternidade”, disse Lourdes, olhando as fotos da filha que fazem parte da exposição.

O Projeto Amor em Imagem é um trabalho realizado pela equipe multiprofissional da MESM formada pelas seguintes profissionais: Manuela Albuquerque e Katiuscia Viana, terapeutas ocupacionais, Edite Vieira e Vanessa Gomes, psicólogas, Celina Araújo e Adriana Melo, fonoaudiólogas.