Capacitação reforça a importância do atendimento adequado no cuidado às gestantes psiquiátricas

Santa Mônica reúne especialistas para preparar profissionais da enfermagem

Wedja Santos – Ascom MESM

 

É fato que o estado gestacional merece atenção especial. Porém, se essa grávida tiver algum transtorno psiquiátrico, além da atenção, ela precisará de cuidados eficientes e direcionados para que ‘maternidade’ seja um feito favorável à sua vida e à sua saúde. Com esse propósito, a Residência de Enfermagem da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) realiza no período de 6 (seis) de fevereiro a 27 de março de 2019 a primeira capacitação voltada para o atendimento adequado de gestantes e puérperas com transtornos psiquiátricos, tendo como tema ‘Saúde mental no ciclo gravídico-puerperal: possibilidades de ampliação do cuidado’.

O curso terá encontros semanais, sempre no horário da tarde (veja a programação) e tem como público alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem da maternidade e de outras unidades hospitalares que, devido à importância do tema, terão 10 vagas disponibilizadas.

De acordo com a residente Patrícia Rodrigues, a ideia da capacitação surgiu ao se perceber o receio de profissionais durante o atendimento de pacientes psiquiátricas. “Identificamos a situação e fizemos uma pesquisa que confirmou que a maioria dos entrevistados não tinha convicção de como lidar com essas gestantes em várias situações, o que nos direcionou para realização desse projeto”, relatou Patrícia.

Além de identificar o ponto de vista dos profissionais em relação a esse tipo de atendimento, a pesquisa relacionou os temas de maior relevância para viabilizar o cuidado necessário e eficiente às pacientes, de forma que os profissionais se sintam aptos e seguros no desenvolvimento de suas funções.

Com os temas em mãos, as residentes convidaram profissionais e professores especialistas nos segmentos a serem abordados, desde ‘A relação terapêutica no cuidado à pessoa em sofrimento psicossocial’ até o ‘Manejo em crise: contingência e contenção’. “Cada paciente é única e para cada uma delas precisamos estar aptos a cuidar da forma que a sua condição necessita, e toda capacitação direcionada permite ampliar nossa capacidade de melhor cuidar”, finalizou a residente.

Os profissionais interessados no curso podem procurar a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) da MESM e solicitar o link de inscrição através do e-mail cdp.mesm@uncisal.edu.br, ou acessar diretamente o link https://goo.gl/forms/8DqvylWLqtFKZTRx2.

Programação

06/02/2019 – 14h30 – A relação terapêutica no cuidado à pessoa em sofrimento psicossocial. 

Facilitadora: Maria Cícera dos Santos de Albuquerque – Enfermeira e Psicóloga. Doutora em Enfermagem Fundamental e Mestra em Educação.

11/02/2019 –  14h – Transtornos psiquiátricos: compreender para cuidar melhor.

Facilitadora: Flaviane Maria Pereira Belo – Enfermeira, mestra em Enfermagem. Especialista em psiquiatria e saúde mental e pós-graduada em Saúde do Trabalhador.

20/02/2019 – 14h – O cuidado em saúde mental à mulher no ciclo gravídico-puerperal.

Facilitador: Lucas Kayzan Barbosa da Silva – Enfermeiro, especialista em psiquiatria e saúde mental e pós-graduado em Psicopatologia.

27/02/2019 – 14h – O cuidado à mulher em situação de vulnerabilidade social.

Facilitadora: Jorgina Sales Jorge – Enfermeira, mestra em Enfermagem, especialista em pesquisa em álcool e outras drogas. Coordenadora das equipes de Consultório na Rua.

14/03/2019 – 14h – Conversando sobre os aspectos psicológicos no processo de trabalho de parto nas mulheres com transtornos mentais.

Facilitadora: Valnia Veloso – Psicóloga clínica e perinatal. Idealizadora do MaternAmor e Instrutora oficial do Genglebirth no Brasil.

27/03/2019 – 14h – Manejo em crise: contingência e contenção.

Facilitadora: Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento – Enfermeira, mestra em Enfermagem. Especialista em psiquiatria e saúde mental.