Campanha do Dia Mundial de Doação de Leite Humano é lançada em tempo real para todo o País

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), participou, na manhã desta sexta-feira (17), da solenidade de abertura do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio.

O evento realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), foi transmitido através de videoconferência do Rio de Janeiro para todo o país e contou com a presença do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em Maceió, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa e a coordenadora do Banco de Leite da MESM, Andréa Pinheiro, receberam Edjane Wyszomirska, da Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió; Rilvany Farias, gerente de enfermagem do BLH da MESM; Sandra Zimpel, Coordenadora do Centro de Ciências da Saúde da Uncisal, e Cledja Santos,  Coordenadora do BLH  de Arapiraca.

Durante a abertura da campanha nacional, Andréa Pinheiro apresentou a programação da Semana de Doação organizada pela Santa Mônica, que inicia no domingo (19) e vai até o sábado 25 de maio.

Neste período toda população alagoana poderá apreciar a importância do ato de amamentar e de doar o excesso do leite materno com a 1ª Mostra Santa Mônica de Trabalhos Manuais com a temática ‘Amamentar é arte e toda mãe é uma artista’, que estará em exposição no Parque Shopping Maceió.

De segunda (19) a quinta-feira (23) ocorrem também os eventos na maternidade, como a exposição do Projeto Amor em Imagem, palestras, rodas de conversa, Blitz em atenção ao tema, oficina de aplicação da arte do Jin Shin Jyutsu em mãe e bebês, curso ‘Doação de Leite Humano: Processamento e Controle de Qualidade’ para profissionais da MESM e de outros Bancos de Leite do Estado, e mais uma edição do Chá do Bem Comum, com mães doadoras e mães acompanhantes.

Na sexta-feira (24), das 13h às 18h, acontece o I Simpósio MESM de Aleitamento Materno – Leite Materno Alimentando a Vida, com 100 vagas para profissionais e estudantes. O evento é gratuito, porém, para ajudar a causa da doação cada participante deve levar um vidro pequeno de café solúvel vazio. Inscrições pelo link https://forms.gle/btX35MsiuqwDdwRy9.