Semana de Doação de Leite Humano: Santa Mônica realiza blitz e oficina

Dando continuidade às ações da Semana de Doação de Leite Humano, a equipe multiprofissional do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) promoveu na última quarta-feira (22), Blitz da Amamentação e a oficina ‘Aplicação da arte do Jin Shin Jyutsu em mães e bebês’.

Por meio da distribuição de panfletos, exibição de faixas e cartazes, a Blitz alertou motoristas, pedestres e a comunidade em geral acerca dos benefícios do leite materno, da amamentação e da importância da doação para a nutrição dos bebês internos na MESM.

A Blitz da Amamentação, realizada no semáforo da Avenida Comendador Leão – próximo à maternidade, contou ainda com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) e do grupo Sorriso de Plantão – projeto de extensão universitária em que alunos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) participam como voluntários e levam alegria aos pacientes internos em hospitais públicos alagoanos.

De acordo com Andréa Pinheiro, coordenadora do BLH da MESM, além de participar da blitz, a equipe do Sorriso de Plantão também visitou setores e enfermarias da MESM.

Além da blitz, foi realizada ainda uma oficina ‘Aplicação da arte do Jin Shin Jyutsu em mães e bebês’. O evento foi promovido na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) da MESM e teve como facilitadora a especialista na técnica japonesa Martha Barbosa.

O Jin Shin Jyutsu é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito através de toques com as mãos em áreas do corpo onde a energia vital se concentra. Martha Barbosa explicou que ser mãe após uma gestação de alto risco e a prematuridade do bebê exige maior domínio do estado de saúde físico e psicológico da paciente. “O objetivo é ensinar a técnica do autocuidado às pacientes para que elas possam aplicar nelas e também nos bebês”, disse Martha.