Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos

Enfermeira Elisângela Sanches assume gestão da Maternidade Escola Santa Mônica

Na manhã da última segunda-feira (28), na Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) , foi realizada a solenidade de posse das supervisoras de quatro unidades assistenciais que são referência na área da saúde em Alagoas: a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, o Hospital Escola Portugal Ramalho e a Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora.

Pelos próximos quatro anos essas unidades terão à frente quatro mulheres eleitas no último mês de setembro em mais um processo democrático da Uncisal. A cerimônia de posse contou com as presenças do reitor Henrique de Oliveira Costa, da vice-reitora Ilka do Amaral Soares e pró-reitores da universidade.

Assinaram o termo de posse Elisângela Sanches (Maternidade Escola Santa Mônica), Janaina Andrade Duarte (Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora), Maria Derivalda de Andrade (Hospital Escola Portugal Ramalho), e Rita Rebelo (Hospital Escola Dr. Hélvio Auto), eleitas no último mês de setembro.

O reitor Henrique de Oliveira Costa falou da satisfação em realizar a solenidade de posse das supervisoras ainda este ano. “Ficamos felizes em receber vocês aqui para este momento tão importante para a Uncisal. Sabemos que não é fácil ser gestor público, mas sabemos da história de cada uma de vocês nas suas unidades, são histórias de contribuições importantes. Saibam que o que pudermos fazer para contribuir com a gestão de vocês nós vamos fazer. Essas unidades são fundamentais para a área da saúde em Alagoas e juntos vamos manter esta posição de referência no estado”, declarou o reitor.

A vice-reitora Ilka Soares desejou boas-vindas às novas supervisoras e relatou o histórico das unidades quando a gestão da Uncisal assumiu há três anos. Ela ressaltou, ainda, a importância do planejamento para mudar a realidade encontrada naquela ocasião. “Planejamento foi o principal foco. Vencemos etapas difíceis, mas o planejamento tem sido nosso aliado. Hoje nossas unidades têm um plano para executar, todas têm um desafio a cumprir. Quero dar as boas-vindas e dizer que estamos avançando, mas iremos avançar ainda mais com vocês”, afirmou.

Os pró-reitores de Ensino e Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e Estudantil, George Souza, Mara Ribeiro e Liliane Dizeu, respectivamente, também participaram da cerimônia de posse e falaram sobre o trabalho que suas pró-reitorias desenvolvem nas unidades, incluindo as pesquisas, as residências, os estágios e o atendimento aos estudantes.

“Gestão mais feminina da história”

Com um nome reconhecido na área da Enfermagem em Alagoas, Elisângela Sanches assume a partir de agora a Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da Uncisal referência estadual no atendimento à gestante de alto risco. Ela participou da cerimônia de posse ao lado da nova diretora médica da maternidade, Michela Alvim. “Estar nesta posição de gestão não é status, mas de querer contribuir com a Maternidade Santa Mônica. Sei que é um desafio, mas vou fazer meu melhor porque tenho um sentimento de pertencimento. Estou feliz porque estou sentindo sintonia com as outras unidades, com as pró-reitorias e com a Reitoria. Estou me sentindo acolhida”, afirmou Elisângela.

Elisângela Sanches assina documento de posse ao lado do reitor da Uncisal Henrique de Oliveira Costa
Elisângela Sanches ao lado do reitor Henrique de Oliveira Costa, da médica Michela Alvim e da vice-reitora Ilka Soares

“É um momento ímpar. O processo democrático da Uncisal se afirma aqui. No Portugal Ramalho pela primeira vez teremos uma gestão de uma mulher negra e não médica. Sei que teremos grandes desafios, mas vamos transformar o Hospital Escola Portugal Ramalho na arte coletiva da liberdade”, disse a assistente social Maria Derivalda de Andrade, eleita no último mês de setembro para dirigir o maior hospital psiquiátrico público de Alagoas. Ela ainda citou o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella com um trecho do livro Educação e esperança. “Nós esperamos esta posse, mas cito o Cortella que falou da esperança do verbo ‘esperançar’. Esperançar é não desistir.”

Janaina Andrade foi reeleita para comandar por mais quatro anos a Escola Técnica de Saúde de Alagoas Profª Valéria Hora (Etsal), a unidade acadêmica da Uncisal e única escola técnica pública de saúde de Alagoas. Ela agradeceu ao reitor Henrique Costa e à vice-reitora Ilka Soares por todo o apoio recebido na primeira gestão. “O primeiro período de gestão foi de muito aprendizado e reconhecimento da equipe que temos na Etsal. Hoje estamos sintonizados. A Etsal não está deslocada aqui dos hospitais porque estamos com propostas de trabalho com todas as áreas dos hospitais”, disse Janaina.

Reeleita para assumir o único hospital de Alagoas referência para doenças infectocontagiosas, o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Rita Rebelo destacou o apoio que sempre recebeu da gestão da Uncisal e o diálogo permanente com a reitoria como pontos que marcaram a sua primeira gestão. “A reitoria nunca esteve tão presente junto às unidades. Sempre tive facilidade de falar com a gestão da Uncisal em todos os momentos. Isso é muito importante para quem está à frente de um hospital. Que essa união permaneça para os próximos anos”, completou Rita Rebel