Enfermeira Elisângela Sanches assume gestão da Maternidade Escola Santa Mônica
Na manhã da última segunda-feira (28), na Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) , foi realizada a solenidade de posse das supervisoras de quatro unidades assistenciais que são referência na área da saúde em Alagoas: a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, o Hospital Escola Portugal Ramalho e a Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora.
Pelos próximos quatro anos essas unidades terão à frente quatro mulheres eleitas no último mês de setembro em mais um processo democrático da Uncisal. A cerimônia de posse contou com as presenças do reitor Henrique de Oliveira Costa, da vice-reitora Ilka do Amaral Soares e pró-reitores da universidade.
Assinaram o termo de posse Elisângela Sanches (Maternidade Escola Santa Mônica), Janaina Andrade Duarte (Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora), Maria Derivalda de Andrade (Hospital Escola Portugal Ramalho), e Rita Rebelo (Hospital Escola Dr. Hélvio Auto), eleitas no último mês de setembro.
O reitor Henrique de Oliveira Costa falou da satisfação em realizar a solenidade de posse das supervisoras ainda este ano. “Ficamos felizes em receber vocês aqui para este momento tão importante para a Uncisal. Sabemos que não é fácil ser gestor público, mas sabemos da história de cada uma de vocês nas suas unidades, são histórias de contribuições importantes. Saibam que o que pudermos fazer para contribuir com a gestão de vocês nós vamos fazer. Essas unidades são fundamentais para a área da saúde em Alagoas e juntos vamos manter esta posição de referência no estado”, declarou o reitor.
A vice-reitora Ilka Soares desejou boas-vindas às novas supervisoras e relatou o histórico das unidades quando a gestão da Uncisal assumiu há três anos. Ela ressaltou, ainda, a importância do planejamento para mudar a realidade encontrada naquela ocasião. “Planejamento foi o principal foco. Vencemos etapas difíceis, mas o planejamento tem sido nosso aliado. Hoje nossas unidades têm um plano para executar, todas têm um desafio a cumprir. Quero dar as boas-vindas e dizer que estamos avançando, mas iremos avançar ainda mais com vocês”, afirmou.
Os pró-reitores de Ensino e Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e Estudantil, George Souza, Mara Ribeiro e Liliane Dizeu, respectivamente, também participaram da cerimônia de posse e falaram sobre o trabalho que suas pró-reitorias desenvolvem nas unidades, incluindo as pesquisas, as residências, os estágios e o atendimento aos estudantes.
“Gestão mais feminina da história”
Com um nome reconhecido na área da Enfermagem em Alagoas, Elisângela Sanches assume a partir de agora a Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da Uncisal referência estadual no atendimento à gestante de alto risco. Ela participou da cerimônia de posse ao lado da nova diretora médica da maternidade, Michela Alvim. “Estar nesta posição de gestão não é status, mas de querer contribuir com a Maternidade Santa Mônica. Sei que é um desafio, mas vou fazer meu melhor porque tenho um sentimento de pertencimento. Estou feliz porque estou sentindo sintonia com as outras unidades, com as pró-reitorias e com a Reitoria. Estou me sentindo acolhida”, afirmou Elisângela.
“É um momento ímpar. O processo democrático da Uncisal se afirma aqui. No Portugal Ramalho pela primeira vez teremos uma gestão de uma mulher negra e não médica. Sei que teremos grandes desafios, mas vamos transformar o Hospital Escola Portugal Ramalho na arte coletiva da liberdade”, disse a assistente social Maria Derivalda de Andrade, eleita no último mês de setembro para dirigir o maior hospital psiquiátrico público de Alagoas. Ela ainda citou o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella com um trecho do livro Educação e esperança. “Nós esperamos esta posse, mas cito o Cortella que falou da esperança do verbo ‘esperançar’. Esperançar é não desistir.”
Janaina Andrade foi reeleita para comandar por mais quatro anos a Escola Técnica de Saúde de Alagoas Profª Valéria Hora (Etsal), a unidade acadêmica da Uncisal e única escola técnica pública de saúde de Alagoas. Ela agradeceu ao reitor Henrique Costa e à vice-reitora Ilka Soares por todo o apoio recebido na primeira gestão. “O primeiro período de gestão foi de muito aprendizado e reconhecimento da equipe que temos na Etsal. Hoje estamos sintonizados. A Etsal não está deslocada aqui dos hospitais porque estamos com propostas de trabalho com todas as áreas dos hospitais”, disse Janaina.
Reeleita para assumir o único hospital de Alagoas referência para doenças infectocontagiosas, o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Rita Rebelo destacou o apoio que sempre recebeu da gestão da Uncisal e o diálogo permanente com a reitoria como pontos que marcaram a sua primeira gestão. “A reitoria nunca esteve tão presente junto às unidades. Sempre tive facilidade de falar com a gestão da Uncisal em todos os momentos. Isso é muito importante para quem está à frente de um hospital. Que essa união permaneça para os próximos anos”, completou Rita Rebel