MESM comemora Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru com roda de conversa, participação em live e panfletagem

No próximo dia 15 de maio é comemorado o Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru. O objetivo da data, celebrada em todo o mundo desde 2011, é aumentar a consciência, conhecimento e segurança para melhorar a implementação e a prática do cuidado canguru.

Certificada pelo Ministério da Saúde (MS) como referência para o método canguru em Alagoas, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) não poderia deixar de comemorar a data. Para tanto, vai promover, no próximo 11 (quarta-feira), uma Roda de Conversa com as mães internas com a seguinte temática: ‘Método Canguru: vamos garantir esse direito agora’. O evento acontecerá no auditório superior.

Já no dia 18 (quarta-feira), a MESM participará da transmissão da live sobre ‘Método Canguru: a importância de garantirmos esse direito’. Todos os servidores estão convidados a pçarticipar do evento. A transmissão acontece a partir das 15h, no auditório superior da MESM. A equipe da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) também fará distribuição de panfletos educativos para profissionais e familiares.

Sobre o Método Canguru

O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a qualificação e humanização do cuidado ao recém-nascido, seus pais e sua família que envolve o contato pele a pele precoce e prolongado e reúne estratégias de intervenção biopsicossocial e de cuidados com o ambiente. Já a posição canguru consiste em manter o recém-nascido apenas de fralda, em contato direto com a pele do peito de sua mãe ou pai.

O Método Canguru é dividido em três etapas. Na primeira, quando o recém-nascido está impossibilitado de ficar junto à mãe e necessita de internação na unidade neonatal, inicia-se o contato direto pele a pele entre a mãe e o bebê, progredindo até a colocação do bebê sobre o tórax da mãe ou do pai.

Na segunda fase, a saúde do recém-nascido está estabilizada e ele pode contar com o acompanhamento contínuo da mãe ou do pai. A posição canguru é mantida pelo maior tempo possível, como se fosse um estágio para a alta hospitalar.

Na terceira etapa, o bebê já recebeu alta hospitalar, mas ainda necessita de acompanhamento ambulatorial para avaliações de seu desenvolvimento físico e psicológico pela equipe multidisciplinar. O Método Canguru vai além do contato pele a pele. Existe um cuidado progressivo onde os pais são indispensáveis em cada etapa.