Maternidade Escola Santa Mônica: 60 anos de Excelência em Assistência Materno-Infantil

Elisângela Sanches – Supervisora Geral da MESM

Em seus 60 anos de existência, completos no último dia 24 de março, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) tem muita história para contar. Ao todo, foram mais de 160 mil partos realizados na unidade que representa um marco na prestação de serviços de saúde materno-infantil no Estado. Fundada em 1964, inicialmente com o nome de Alba Mendes Muniz Falcão, a instituição passou por várias transformações ao longo das décadas, consolidando-se como uma referência em assistência de média e alta complexidade.

A MESM é uma unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), desempenhando um papel crucial na formação de profissionais de saúde, na pesquisa e, principalmente, na assistência às gestantes e recém-nascidos de alto risco. Sua importância é oficializada através da Portaria Ministerial MS/SAS nº 89, de 19 de março de 1999, que a reconhece como Referência Estadual no Atendimento à Gestante de Alto Risco.

A missão da MESM vai além da simples prestação de serviços clínicos, ela abraça um compromisso integral com o bem-estar da mãe e do bebê, sustentado por três pilares fundamentais: ensino, pesquisa e assistência. Como parte integrante da Rede Estadual de Urgência e Emergência, a maternidade atende casos de urgência obstétrica com expertise e dedicação, priorizando sempre a saúde e a segurança das pacientes.

A clientela da MESM é exclusivamente composta por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), provenientes de todo o estado de Alagoas, através de demandas referenciadas pelo Complexo Regulador Assistencial (CORA). Desde gestantes em situações de alto risco até recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais, a maternidade acolhe com carinho e profissionalismo cada paciente que busca seus serviços.

Para garantir o alto padrão de atendimento, a equipe da MESM é composta por aproximadamente 1.300 profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros. Essa equipe multidisciplinar trabalha em harmonia, está sempre se capacitando, compartilhando conhecimento e experiência para proporcionar a melhor assistência possível em cada fase da jornada materno-infantil.

Elisângela Sanches, Supervisora Geral da Santa Mônica, fala da importância da unidade para toda Alagoas. “Hoje, nós somos a UTI Neonatal com mais leitos disponibilizados no Estado. Nossos servidores são qualificados, especialistas em sua área de atuação. Também estamos com um projeto de ampliação da maternidade para oferecer ainda mais leitos e melhor assistência aos nossos usuários”, revelou.

Ao longo dos anos, a Santa Mônica tem enfrentado desafios e superado obstáculos, sempre com um olhar voltado para a melhoria contínua e a inovação. Seu compromisso com a excelência no cuidado materno-infantil é evidente em cada aspecto de sua operação, desde a infraestrutura moderna até a humanização do atendimento.

A servidora pública Midian Vital, utilizou os serviços da Santa Mônica, há treze anos, quanto teve seu bebê de forma prematura. Hoje ela reconhece a importância da maternidade e lembra como foi bem atendida e acolhida pela equipe de multidisciplinar da MESM. “Foi a melhor coisa do mundo, de atendimento, de acompanhamento, os profissionais todos maravilhosos. Na Santa Mônica eu aprendi a lidar com o meu filho, que nasceu com um quilo e meio, ficou alguns dias na UTI e, em seguida, eu fui apresentada à enfermaria canguru, onde fui muito bem orientada pela equipe”, lembra.

Servidora da MESM há 18 anos, Rosineide Mendes tem uma história com Santa Mônica que vai muito além dos seus anos de serviço na casa. “Eu tenho uma história de vida, de amor e de família com a maternidade, que começa desde a minha mãe teve cinco filhos na Santa Mônica. Então, há 47 anos eu também fui um bebezinho aqui da MESM e hoje sou funcionária. Coincidentemente, eu também tive uma filha aqui, na mesma maternidade onde nasci. Pra mim, é uma imensa satisfação fazer parte da família Santa Mônica. Eu trabalho aqui com orgulho e com prazer pois sei que faço parte de tudo isso”, conclui.

Em um cenário em constante evolução, a MESM continua a ser uma luz de esperança para as famílias alagoanas, oferecendo não apenas assistência médica de qualidade, mas também apoio emocional e educacional em um momento tão especial e delicado como o nascimento de um filho. São 60 anos cuidando de vidas e famílias em Alagoas, prestando serviço com dedicação, afinco, qualidade e excelência.