
Exposição Casa do Pezinho
O Dia Nacional do Teste do Pezinho foi comemorado no último domingo, dia 06, mas a Casa do Pezinho da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) estendeu a comemoração e divulgou uma programação para celebrar a data.
Nesta terça-feira, dia 08, a Casa do Pezinho realiza uma exposição que deve mostrar as atividades efetivadas no cotidiano do setor. O evento, que acontece a partir das 9 horas, na pracinha da Santa Mônica, faz parte do projeto “Revelando o seu Fazer” do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MESM.
A programação tem continuidade na quarta-feira, dia 09, quando haverá, no município de União dos Palmares, uma capacitação sobre doença falciforme para profissionais médicos do Programa Saúde da Família (PSF). A capacitação faz parte do projeto de “Implantação do Serviço de Referência de Aconselhamento Genético para Portadores de Doença Falciforme no SUS/AL”, coordenado pela professora Eneida Lipinski-Figueiredo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com a equipe da Casa do Pezinho, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU).
Também na quarta-feira será aberto oficialmente, a partir das 19 horas, o 2° Fórum Alagoano sobre Doença Falciforme. O evento, que acontece no Hotel Jatiúca, é uma promoção do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) em parceria com o Ministério da Saúde e objetiva capacitar os profissionais de saúde e desenvolver na integralidade a assistência aos pacientes de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.
As comemorações do Dia Nacional do Teste do Pezinho foram iniciadas nesta segunda (07) na sala de espera do ambulatório da MESM com palestra da assistente social Doriane Costa que abordou a importância do teste para o recém-nascido. Também no dia 07, a gerente da Casa do Pezinho, Sandra Helena, apresentou aos servidores da maternidade o cotidiano do setor como parte essencial para a Santa Mônica.
“O teste do pezinho tem importância vital para o bebê já que problemas como a doença falciforme, que podem ser detectadas com o teste não apresentam sintomas no nascimento e se não forem tratadas podem causar sérios danos à saúde”, concluiu a gerente da Casa do Pezinho da MESM.