10 passos objetivam sensibilizar sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano
A difusão acerca da importância da amamentação ao longo dos últimos anos vem tendo êxito. Hoje, informações sobre verdades e mitos do ato de amamentar já estão ao alcance de todos. Mas é preciso mais. Instituições e profissionais envolvidos com o tema constataram que o envolvimento é primordial. Nesse sentido, a Campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2010, cujo tema é “Amamentação: apenas 10 Passos”, vai direto à fonte: os hospitais e seus colaboradores.
Nesse sentido o objetivo da SMAM é conscientizar e capacitar todos os profissionais a informar o público em geral para que durante o período de amamentação envolvam todos os membros da família. “É essencial resgatar e mudar condutas e posturas dos profissionais de saúde, não apenas para o sucesso da campanha, como principalmente para garantir o bem que a amamentação propicia aos bebês”, disse Rosângela Simões Gonçalves, representante da Rede Brasileira de BLH no Estado e avaliadora credenciada pelo Ministério da Saúde da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança.
Segundo ela, a participação do hospital consiste na conscientização e envolvimento de todos os profissionais, da direção aos profissionais de higienização. Os dez passos preconizam a capacitação de todos os profissionais; informar o público em geral sobre a importância do aleitamento materno; proteção da mulher que amamenta, além do apoio às rotinas de serviços que promovem o aleitamento materno.
Apenas 10 Passos
O primeiro passo mostra que é necessário ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe de serviço. O segundo e terceiro passo mostram a importância do treinamento da equipe e da informação correta às gestantes atendidas, principalmente no que se refere ao manejo e as vantagens da amamentação.
O quarto passo propõe a discussão da amamentação na primeira meia hora após o parto. A questão da manutenção da lactação assim como a necessidade do leite materno e da presença da mãe para o recém-nascido são os pontos expostos no quinto, sexto e sétimo passos. Os últimos passos enfatizam o encorajamento para a amamentação sob livre demanda, os bicos artificiais e chupetas e o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação.
De acordo com a assistente social e membro da comissão organizadora da SMAM na Santa Mônica, Elianete Correia, é muito importante que os 10 passos sejam divulgados, já que é por meio deles que podemos alcançar o sucesso do aleitamento materno, com a sensibilização da equipe de profissionais para o melhor atendimento das usuárias e familiares.
A Maternidade Escola Santa Mônica, cujo perfil de atendimento é gestantes de alto risco, com altos índices de bebês prematuros, prioriza o que determinam os dez passos. Para tanto dispõe do Banco de Leite Humano, da enfermaria Mãe Canguru e alojamento conjunto, onde mães e bebês ficam no mesmo ambiente. “Além de tudo isso, a Santa Mônica estimula e orienta a amamentação e coíbe a entrada de bicos, como chupeta e mamadeiras, que são considerados prejudiciais no processo de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses, como preconizam as instituições de saúde e como necessita o bebê”, explicou Rosângela Simões.
Semana da Amamentação
A programação da SMAM da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) começa no domingo, primeiro de agosto e vai até a sexta-feira, 06. O evento é uma parceria da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Hospital Universitário e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU).