Estudantes da Uncisal projetam banco de dados para o banco de leite da MESM

02 de junho de 2009

Alunos do Curso de Análise, Diagnóstico e Sistemas da Saúde da Uncisal – Informática em Saúde – estão preparando um projeto pioneiro que viabilizará um banco de dados para o Banco de leite da Maternidade Escola Santa Mônica – MESM. O projeto será encaminhado para o PET-SUS, programa do governo federal, para a obtenção de recursos financeiros. Além do banco de dados, os alunos pesquisaram a necessidade de uma unidade móvel para coleta de leite, e de um trabalho de sensibilização com as mães lactantes alagoanas.
O projeto é coordenado pela professora Janine Westphalen e tem como redator o Sr. Ricardo Alexandre de Lima, assessor técnico da Reitoria, e no momento está sendo realizada uma pesquisa junto ao banco de leite, para obtenção de maiores informações e embasamento teórico. O assessor explica que o projeto será viabilizado em três etapas: a primeira é o banco de dados, depois o serviço de telemarketing e sensibilização, e a terceira etapa; a coleta de leite através de uma unidade móvel. “A ferramenta base deste projeto é o banco de dados, onde iremos colocá-lo on-line e em contato com outras maternidades alagoanas. Através dele faremos o cadastro e controle de estoque do leite materno. Para isso, os alunos estão desenvolvendo um software especial e a Santa Mônica é a unidade hospitalar piloto para este projeto”, observa.
Para a coordenadora do Banco de Leite, Inez Carvalho, o projeto parece um sonho. Ela ressalta a importância do projeto para a melhoria do serviço público e da coleta de leite no Estado. “É um projeto muito importante, inovador, precisamos realmente concretizá-lo, pois estamos com um estoque muito baixo de leite, e, a unidade móvel permitirá a coleta rápida, segura e adequada”, salienta.