O Banco de Leite funciona na maternidade, localizada na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço. A doadora precisa estar saudável e ter feito o pré-natal. Os exames realizados durante a gestação são suficientes para avaliação. Caso a mulher não possua os exames, eles podem ser feitos gratuitamente na própria unidade. Os testes identificam doenças como HIV, hepatite e toxoplasmose, que inviabilizam a doação.
Maternidade Santa Mônica faz apelo por doações de leite materno: estoque está zerado
quarta-feira, 9 de julho de 2025Maternidade prematura: os desafios na gestação de alto risco
sexta-feira, 9 de maio de 2025Ser mãe de um bebê prematuro pode envolver desafios físicos e emocionais. As mães normalmente precisam lidar com internações prolongadas e a adaptação à nova rotina de cuidados específicos para o bebê prematuro.
Santa Mônica firma compromisso como Banco de Dados de Monitoramentodo Cuidado Obstétrico
segunda-feira, 28 de abril de 2025A assinatura do termo foi realizada na última sexta-feira, 25, pela supervisora geral da maternidade, Elisângela Sanches, reforçando o compromisso da Maternidade Escola Santa Mônica e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal com a qualificação do cuidado obstétrico e neonatal em Alagoas.
Santa Mônica abre inscrição para Conselho Gestor da unidade
segunda-feira, 31 de março de 2025Para participar, acesse o link https://forms.gle/BqYyXtW73eTJXHYm9 e preencha o formulário. Fique atento às próximas etapas do processo! As inscrições estarão abertas por 15 dias. Após esse período, será divulgada a lista de inscritos e a data da votação, que ocorrerá ao longo de dois dias.
Diabetes na Gestação será tema de reunião clínica na MESM
segunda-feira, 31 de março de 2025A reunião contará com a apresentação da Dra. Cristiana Ferreira e mediação da Dra. Cecília Freitas Milhazes e terá como público-alvo médicos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais da saúde.
Governadora do Lions Clube visita Banco de Leite da MESM
quarta-feira, 26 de março de 2025A equipe veio conhecer o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite da MESM do qual O Lions Clube é parceiro. “O trabalho que vocês fazem é maravilhoso. Faz tempo que quero conhecer, porque esse trabalho com aleitamento é só aqui que tem, por isso eu fiz questão de vir conhecer de perto”, disse Elisabete.
Dissertação de Mestrado destaca a aromaterapia como aliada no trabalho de parto
terça-feira, 18 de março de 2025A aromaterapia é uma prática terapêutica baseada no uso de óleos essenciais extraídos de plantas, os quais possuem propriedades que auxiliam no equilíbrio físico e emocional. No contexto obstétrico, determinados óleos, como o de lavanda e o de camomila, são conhecidos por seus efeitos relaxantes e analgésicos, contribuindo para uma experiência de parto menos traumática e mais natural.
Triagem Auditiva Neonatal: prematuros da Maternidade Escola Santa Mônica são acompanhados em projeto de monitoramento auditivo
terça-feira, 18 de março de 2025O teste da orelhinha pode ser realizado entre o segundo e o terceiro dia de vida do bebê, é rápido, indolor e não tem contraindicação. Na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), os recém-nascidos contam o exame que consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma sonda introduzida na orelhinha do bebê.
Maternidade Escola Santa Mônica arrecada doações para trigêmeas nascidas na unidade
segunda-feira, 10 de março de 2025As bebês são filhas de Carla Mayara da Cruz que tem 30 anos e já é mãe de dois filhos, de 10 e de 05 anos. As trigêmeas nasceram na Santa Mônica, no último dia 01 de março, e estão internas, junto com a mãe, na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa) até atingirem o peso ideal para receberem alta.
Santa Mônica alerta para os cuidados com o bebê prematuro durante o carnaval
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025Na festa mais popular do Brasil, é necessário redobrar os cuidados com um bebê prematuro, como evitar locais com muito barulho e aglomerações, evitar o contato do bebê com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, já que essa época tende a ocorrer uma maior proliferação de vírus, o que pode acarretar diversas doenças inclusive influenza e covid. Ademais, os bebês ainda não estão totalmente imunizados pelas vacinas.