O Núcleo de Educação Permanente, da Maternidade Escola Santa Mônica, realiza no próximo dia cinco (5) de fevereiro atualização interna do teste do olhinho e do coraçãozinho voltada para as enfermeiras da instituição.
A capacitação acontecerá no auditório superior da maternidade, das 14h às 17, e será ministrada pelos oftalmologistas Daniela Lyra e Helder Viana, e pela enfermeira Carolina Mendes Monteiro.
Os dois exames em questão são muito importantes para os recém-nascidos. O teste do Coraçãozinho pode ser realizado na própria enfermaria da maternidade. Trata-se de um exame simples e indolor, considerado fundamental para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica.
Para se ter ideia, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 30% a 40% dos bebês que têm problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico. Uma em cada mil crianças sofre de algum tipo de cardiopatia congênita crítica, problema que responde por cerca de 10% dos óbitos infantis e de 20% a 40% dos óbitos decorrentes de malformações.
Teste do Olhinho
O Teste do Olhinho já faz parte da rotina dos bebês nascidos na Santa Mônica e é realizado, normalmente, antes da alta hospitalar. O exame pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, inclusive a cegueira e a retinopatia na prematuridade, doença, ainda pouco difundida entre os pais, que atinge principalmente bebês prematuros.
A retinopatia atinge meninos e meninas igualmente. Em torno de um terço dos recém-nascidos nascidos com menos de 1,5 quilos e 80% dos nascidos com menos de um quilo. Porém, os casos diagnosticados nos dois primeiros estágios da doença podem regredir espontaneamente.