
Servidora da MESM sendo vacinada
A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) está vacinando os seus servidores contra o vírus Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”. A vacinação, que foi iniciada neste dia 08, permanecerá nos próximos dias 09 e 10 de março, das 08h às 22h, na enfermaria canguru.
Cerca de 1.150 funcionários da MESM devem ser vacinados. O gerente geral da maternidade, José Carlos Silver, explica a importância da priorização da vacinação dos agentes de saúde.
“A campanha de vacinação é importante porque busca o fechamento do ciclo epidemiológico. A prioridade para os agentes de saúde é salutar visto que o agente pode ser um disseminador da doença. Quando o agente é vacinado, os pacientes com os quais ele entra em contato estão, de certa forma, protegidos”, ressaltou Silver.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil, a vacina contra o vírus é aprovada pela ANVISA. Os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia serão vacinados nesta primeira etapa, de 08 a 19 de março. A segunda etapa, que será realizada de 22 de março a 02 de abril, será destinada a grávidas em qualquer período de gestação, crianças de 06 meses até 02 anos e pessoas com doenças crônicas menores de 60 anos.
A terceira etapa acontece de 05 a 23 de abril e será destinada a adultos de 20 a 29 anos. De 24 de abril a 07 de maio será realizada a quarta etapa, destinada a idosos com comorbidades, já a quinta etapa, de 10 a 21 de maio, será voltada a adultos de 30 a 39 anos.