Banco de Leite da Santa Mônica recebe doação vidros na manhã deste sábado

Material é essencial para a doação do leite materno que alimenta os bebês da UTI

Wedja Santos

Doação de vidros

Membros da Igreja recebem certificado de agradecimento

Seguindo a premissa de que todo mundo pode ajudar no incentivo e processo da doação de leite materno, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através do Projeto Mãos que Ajudam, realizaram na manhã deste sábado, 30, a entrega de vidros de café solúvel para o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), onde serão utilizados no processo de coleta, pasteurização e distribuição desse alimento essencial aos bebês internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo).

Durante a visita, os membros da Igreja foram recebidos pela técnica de enfermagem Fátima Gouveia, que mostrou as dependências do setor e falou sobre todas as etapas do processo de doação e a importância dos vidros. Ela ressaltou os tipos de vidros que podem ser utilizados, especialmente os que são de 150 a 300ml, com tampas plásticas rosqueadas.

Na ocasião, em nome da direção da MESM, foi entregue um certificado de agradecimento à Igreja pelo apoio no processo de doação do leite materno. “A atitude desse grupo é exemplar. Mas vale reforçar que a doação pode ser de um, dois ou quantos vidros sejam disponibilizados nas casas das famílias alagoanas. Não importa a quantidade e sim a atitude. Pode parecer nada para quem doa, mas para a maternidade, que realiza o processo diariamente, é muito valioso”, disse a Fátima.

Doação de vidros2

Técnica Fátima Gouveia apresenta o BLH da MESM.

Os membros da Igreja constataram que podem ajudar ainda mais. e já cogitaram a hipótese de sensibilizar as mães que estão amamentando na Igreja a serem doadoras, através de palestras de profissionais da Maternidade, além de incentivar a todos a guardar e trazer os vidros.

A equipe multiprofissional da Maternidade luta diariamente para garantir aos bebês internos apenas o leite materno como alimento. Nesse contexto, além de conscientizar as mães que amamentam a doar o excesso do leite, tentam fazer o mesmo com toda comunidade, que pode ajudar a partir da sensibilização dessas possíveis doadoras e colaborar individualmente guardando e doando os vidros de café solúvel e maionese.

O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia dando assistência às mães que apresentam dificuldades para amamentar. Além disso, orienta as mães doadoras, fornece os kits de doação e realiza a coleta. Para entrar em contato, basta procurar diretamente a maternidade, no Poço, ou ligar para o telefone (82) 3315.4434.