Programação será realizada na quinta-feira – 5 de maio
Wedja Santos –Texto e arte
Diante da importância da lavagem da mãos para evitar contaminação e proliferação de doenças, especialmente em ambiente hospitalar, a Maternidade Escola Santa Mônica, através do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), realiza nesta quinta-feira, 5 de maio – ‘Dia Mundial de Higienização das Mãos’, ações voltadas para os servidores visando reforçar e conscientizar acerca do tema.
O dia vai começar com palestra sobre higienização das mãos, às 9h, no auditório térreo da maternidade. Em seguida, às 10h30, a equipe do Sciras realiza mobilização pelo setores, com distribuição de álcool gel e demonstração de lavagem das mãos.
De acordo com Waleska Dacal, coordenadora de desenvolvimento de pessoas, a ideia é reforçar o tema por se tratar de uma norma de biossegurança. Nesse sentido está sendo estabelecido calendário anual de abordagem aos servidores.
De acordo com a Anvisa “as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados”.