AGOSTO DOURADO 2019: ABERTURA PROMOVE MOMENTOS DE EMOÇÃO E APRENDIZADO

Com palestras e depoimentos emocionados, foi assim que começaram as comemorações do Agosto Dourado 2019. A abertura municipal do evento aconteceu no último dia 01 no Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) em parceria com a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

Durante a cerimônia, profissionais de diferentes áreas da saúde esclareceram questões relacionadas ao aleitamento materno e apresentaram dados e pesquisas que comprovam a importância da amamentação para a saúde e qualidade de vida dos bebês.

Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MESM, abriu a exposição abordando o tema da Campanha 2019 “Empoderar Mãe e Pai: fortalecer a amamentação”.

Rosângela Simões, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes trouxe ao público “Experiências Exitosas a Favor da Vida”, por meio de relatos de famílias que conseguiram, diante de situações adversas, garantir o aleitamento materno. Já a endocrinologista pediátrica Daniela Martins Garcia abordou o tema “Empoderando as Famílias – aleitamento materno em crianças com necessidades especiais”.

Encerrando as palestras, a enfermeira Juliana Barros Cavalcante e a equipe multiprofissional da unidade de saúde da família Carla Nogueira, no Benedito Bentes, expôs um caso de sucesso onde a amamentação venceu e fortaleceu a saúde do bebê.

Além das palestras, a abertura do Agosto Dourado 2019 mostrou alguns exemplos de superação e ressaltou o quanto a amamentação é importante para o pleno desenvolvimento do recém-nascido, a saúde e bem-estar da mãe, mas, especialmente, para o enlace das famílias e profissionais que lidam diariamente com mãe e bebê.

Também foram homenageadas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do aleitamento materno no Estado de Alagoas.  Dentre as personalidades homenageadas estavam Carlos Figueiredo, Bombeiro Militar, Maria de Fátima Almeida, pediatra fundadora do BLH da MESM,  Maria do Socorro Marques Luz, ex-coordenadora da Saúde da Criança da Sesau, Rosângela Simões, coordenadora e fundadora do BLH do HU, Teresinha Oliveira Lages, do Lions Clube Maceió e Rita de Cássia Tenório, enfermeira aposentada da MESM.

Durante a tarde, o grupo Sorriso de Plantão, formado por alunos da Uncisal, interagiram com familiares e pacientes do pré-parto e unidades de internação da MESM. Os estudantes alegraram a maternidade cantando e recitando informações sobre a importância da família para o fortalecimento da amamentação.