III Simpósio de Aleitamento Materno é oportunidade de capacitação para profissionais da saúde

Com o intuito de incentivar a amamentação e promover conhecimento para profissionais de saúde de diferentes especialidades, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) realiza, no próximo dia 28, o III Simpósio de Aleitamento Materno. O evento acontece em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) e será realizado de forma online, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A transmissão do simpósio ocorrerá, ao vivo, por meio do canal da SAP no Youtube, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

O simpósio faz parte das ações inerentes ao Agosto Dourado 2020 que, esse ano, propõe a reflexão sobre aleitamento materno e meio ambiente. A ideia é atualizar os profissionais de saúde do Estado no que tange a temática do aleitamento materno, além de sensibilizar para a causa.

Na abertura, a pediatra e neonatologista Junko Asakura, ministra palestra sobre ‘Aleitamento Materno protege você, o bebê e o planeta!’, no intuito de discutir a temática oficial do Agosto Dourado 2020. A programação da manhã conta ainda com mesa redonda, mediada pela pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano da MESM Andréa Pinheiro, e abordará o tema ‘O papel do aleitamento na vida da criança’. Sob este ponto de vista, serão pautadas as temáticas: ‘Desenvolvimento pulmonar’, ministrada pela pneumopediatra Ana Cláudia Downsley, ‘Prevenção de doenças alérgicas’, que terá como responsável o pediatra e alergologista Marcos Gonçalves, ‘Prevenção de doenças endocrinometabólicas’, que será discutida pela endocrinologista pediátrica Daniela Martins e ‘Aleitamento materno e doenças infectocontagiosas: contexto atual’, tema que será proposto pela pediatra e neonatologista Linda Délia Pedrosa.

Durante a tarde, a programação do III Simpósio de Aleitamento Materno segue mediada pela nutricionista Mônica Assunção e discute o tema ‘A graduação e o ensino sobre aleitamento materno’. Serão abordados os ‘Aspectos técnicos da amamentação’, pautada pela fonoaudióloga Conceição Santana, ‘Aspectos culturais e dificuldades em transformar a realidade atual’, que será apresentado pela pediatra Sirmani Frazão, ‘Trabalho multiprofissional: papel da enfermagem’, ministrado por Flavianne Estrela, enfermeira, e ‘Trabalho multiprofissional: saberes que se complementam’, tema desenvolvido pela fisioterapeuta Laíssa Tatajuba.

Serviço:

Evento: III Simpósio de Aleitamento Materno
Quando: 28 de agosto
Horário: 8h as 11h30 e 14h as 17h30.
Onde: Canal da Sociedade Alagoana de Pediatria (YouTube)

Confira AQUI  a programação completa do Agosto Dourado 2020 da MESM