Agosto Dourado 2020: Maternidade Escola Santa Mônica realiza parcerias e celebra o mês com eventos online

‘Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável’, este é o tema do Agosto Dourado 2020.  O objetivo é refletir acerca do impacto da alimentação infantil no meio ambiente, além de apoiar e promover o aleitamento materno enquanto requisito para a saúde do planeta e, consequentemente, das pessoas.

Para celebrar a data e com o propósito de divulgar e incentivar o aleitamento materno, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) elaborou uma programação que começou hoje (3) e segue até o dia 28. No próximo dia 7, a MESM participa da Abertura Estadual do Agosto Dourado que, esse ano, devido à pandemia da Covid-19, será online. Na abertura, a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano da MESM, Andréa Pinheiro, ministrará a palestra ‘Doação de leite em tempos de Covid-19’.

A programação conta também com ‘Lives’ que acontecem entre os dias 7 e 18 e abordam temas como: Aleitamento, saúde materna e desenvolvimento cognitivo: uma relação positiva; Aleitamento Materno e refluxo: quando se preocupar; A importância do Aleitamento Materno para o bebê prematuro; Aleitamento Materno, NBCAL e conflitos de interesses e Aleitamento Materno e introdução alimentar saudável. Todas as ‘Lives’ acontecem as 19h30, por meio da plataforma https://makadu.live/ e conta com o apoio da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP).

A SAP também é parceira da Santa Mônica no III Simpósio de Aleitamento Materno. O evento, que será realizado online, ocorrerá no próximo dia 28, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no canal da Sociedade Alagoana de Pediatria no Youtube.  A abertura contará com palestra ministrada pela pediatra Junko Asakura com o tema ‘Aleitamento Materno protege você, o bebê e o planeta!’. Em seguida acontecerá mesa redonda que terá como moderadora a pediatra Andréa Pinheiro e tratará do tema ‘O papel do aleitamento na vida da criança’ sob as perspectivas do desenvolvimento pulmonar, prevenção de doenças alérgicas, prevenção de doenças endocrinometabólicas e doenças infectocontagiosas.

A programação segue durante a tarde com a moderação de Mônica Assunção e com a temática ‘A graduação e o ensino sobre aleitamento materno’. Serão abordados os aspectos técnicos da amamentação, aspectos culturais e dificuldades em transformar a realidade atual, além do trabalho multiprofissional, sob o olhar da enfermagem e dos saberes que se complementam.

Clique AQUI e confira a programação completa do Agosto Dourado 2020 da MESM!