Projeto Bem Me Quero de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde começa hoje na MESM

Com o intuito de prevenir doenças, recuperar a saúde e, de forma mais ampla, cuidar do servidor, começa hoje (27) o Projeto Bem Me Quero de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM). A abertura do projeto acontecerá às 9h por meio de uma live que será transmitida ao vivo pelo instagram da MESM.

A equipe de organização do projeto desenvolveu uma programação, inicialmente para os meses de julho e agosto, que contará com atividades como aromaterapia, arteterapia, reiki, terapia comunitária integrativa, meditação e círculo de autoconhecimento.

De acordo com a enfermeira Monise Vital, uma das organizadoras do projeto, a iniciativa para desenvolver o Bem Me Quero se deu em virtude de que os servidores da MESM, devido ao cotidiano de trabalho agravado pela pandemia, estão cansados, não apenas fisicamente, mas também mentalmente, “por esse motivo, o projeto Bem Me Quero foi pensado com muito carinho para os servidores da Santa Mônica. Precisamos voltar o olhar para os nossos cuidadores para que assim, possamos oferecer o melhor aos nossos pacientes”, disse Monise.

Para participar do projeto e desfrutar das PICS, basta se inscrever por meio do link: https://forms.gle/otM7DC8PiwafRmDw5. Confira abaixo a programação completa do evento.

Sobre as PICS*

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Fonte: https://aps.saude.gov.br/ape/pics

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: