Diabetes Gestacional será tema de sala de espera na MESM

No próximo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no país, o que representa 6,9% da população nacional. O Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que, em 2030, 21,5 milhões de pessoas sejam acometidas pela doença.

Um dos tipos de diabetes é o gestacional, que surge durante a gravidez, quando há o aumento da quantidade de açúcar no sangue da gestante. Para conscientizar sobre a importância de prevenir o diabete gestacional, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) vai promover, no próximo dia 12, às 9h, uma ‘sala de espera’ no ambulatório da unidade.

Durante o evento, uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro e nutricionista, vai oferecer um café da manhã e conversar com as pacientes sobre os fatores de risco e a importância da prevenção da doença.

O Ambulatório Professor Mariano Teixeira, da Maternidade Escola Santa Mônica, é referencia para o pré-natal de gestantes de alto risco. Esse atendimento é destinado exclusivamente para pacientes encaminhadas pela rede de atenção básica de saúde, de acordo com a região onde a paciente reside, tendo em vista que o serviço ambulatorial destinado a essas gestantes pode ser realizado tanto no ambulatório da MESM como no do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico. O tratamento requer alterações no estilo de vida, principalmente na dieta e na prática de exercício físico. Mas também podem ser necessários remédios, como antidiabéticos orais ou insulina.