Reconhecimento: Coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Santa Mônica será agraciada com a Medalha Silvio Vianna

Servidora da Uncisal há quase 20 anos, Dra. Andréa Pinheiro se transformou no símbolo da amamentação em Alagoas

Na próxima quinta-feira, 10 de novembro, acontecerá a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Silvio Vianna, um reconhecimento do Governo do Estado aos servidores que se destacaram, entre outros fatores, pela dedicação, inovação e compromisso com o serviço público. Este ano, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) estará mais uma vez representada na mais alta honraria aos servidores do estado com a médica neonatologista Andrea Maria Pinheiro Tenório de Magalhaes, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Uncisal.

Formada em Medicina na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, atualmente Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Andréa Pinheiro fez especialização em Pediatria no Hospital Barão de Lucena (HBL) e Neonatologia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Servidora da Uncisal há quase 20 anos, ela coordena há mais de uma década o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica, onde desempenha um trabalho diferenciado de conscientização para a importância da amamentação.

Sua história com a amamentação começou ainda durante sua residência, quando enxergou a importância do líquido mais precioso na vida dos recém-nascidos, principalmente os prematuros. No serviço público do Estado de Alagoas, ela expressa delicadeza, humildade, pró-atividade e comprometimento, atuando nas várias posições do time responsável pelo principal público da Maternidade Escola Santa Mônica: o bebê prematuro.

Representante Estadual da Rede Nacional de Banco de Leite Humano sediada pelo Instituto Fernando Figueira/ FIOCRUZ, a médica Andréa Pinheiro é conhecida também por ser sensível às demandas sociais de saúde da população alagoana. Para ela, desempenhar a função de médica neonatologista é sua principal posição no time de luta pela vida da maternidade, onde atuou como serviço prestado em 2001 e para a qual ela foi aprovada em concurso público no ano de 2003.

Profissional que faz a diferença, ela implementa seu jeito calmo e amigável em todas as suas missões. A médica sempre ressalta que o aleitamento materno salva vidas, melhora a qualidade de saúde, afetividade e criação de vínculos mãe-bebê, além de reduzir os gastos do Estado com serviços públicos de saúde.

Graças ao seu compromisso, Andréa Pinheiro se transformou no símbolo da amamentação em Alagoas e, através do Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica, vem conseguindo ampliar a visão da sociedade e suprir de informações mães e profissionais, benefício que garante mais saúde para as crianças e contribui para a redução da mortalidade infantil em Alagoas. Para tanto, Andréa é a porta-voz da maternidade e, através da mídia local, ela divulga a importância do leite materno em programas de grande alcance, a exemplo de telejornais, rádios, programas de entrevistas, sites e redes sociais.

Para se ter ideia, nos últimos anos Andréa está à frente da Semana de Doação de Leite Materno e da Semana da Amamentação da Santa Mônica, planejando, envolvendo profissionais, e dando destaque ao Estado nacionalmente. Somente em 2019, a neonatologista deu vida a três projetos: Simpósio de Aleitamento Materno (duas edições), Desafio Apoiadores da Amamentação e Minuto da Amamentação.

Em 2020, em meio a Pandemia, Andréa não parou, firmou parceria entre a Maternidade Escola Santa Mônica e a Prefeitura de Maceió e garantiu destaque para o Agosto Dourado na mídia e redes sociais através do Webinário ‘Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos’, sendo palestrante ao lado de outros colegas.

Em 2021 e 2022, mais uma vez Andréa defendeu a causas da doação de leite humano e amamentação com ações internas, externas e virtuais, priorizando o de sempre: atingir o público que pode ser beneficiado ou contribuir com as causas essenciais ao serviço prestado pela Maternidade Escola Santa Mônica à sociedade alagoana.
Andréa Pinheiro também esteve à frente dos projetos ‘Desafio Apoiadores da Amamentação’ e ‘Minuto da Amamentação’, divulgados nas redes sociais da Maternidade, também sem nenhum tipo de investimento adicional.

A indicação e escolha da médica Andrea Maria Pinheiro Tenório Magalhães é mais do que um reconhecimento à sua trajetória profissional, mas também um agradecimento à sua dedicação e compromisso com o serviço público e com as ações em prol do bem-maior – vida e saúde da comunidade, fazendo dela própria o principal instrumento para alcançar pessoas e lugares distintos com um tema tão importante: a amamentação.