Maternidade Escola Santa Mônica realiza oficina de Hiperêmese Gravídica

Objetivo dos encontros on-line é preparar equipe para acolher e tratar pacientes

A Maternidade Escola Santa Mônica realizará a capacitação on-line  ‘Hiperêmese Gravídica: como acolher e tratar essa patologia misteriosa?’. Serão duas turmas – 23 de novembro e 5 de dezembro, às 19h30 através da plataforma do Google Meet.

A proposta da capacitação é ressaltar a importância do tratamento médico e nutricional, combater a desnutrição materna e fetal e preparar toda equipe multiprofissional da maternidade para acolher e tratar adequadamente esta patologia misteriosa para a grande maioria das pessoas.

De acordo com a nutróloga Silviane Vianna, o número de casos de hiperêmese gravídica vem aumentado nos últimos 2 anos. Nos últimos anos, somente na Santa Mônica, já foram identificados e acompanhados mais de 100 pacientes com o diagnóstico da doença.  “Já tivemos casos graves da doença, pacientes que perderam 20 quilos durante a gestação”, ressaltou Silviane.

A hiperêmese gravídica é uma doença desconhecida, identificada a partir da ocorrência de vômitos incontroláveis durante a gestação, provocando desidratação e perda ponderal. Vale ressaltar que o diagnóstico é clínico e pela aferição de cetona urinária, eletrólitos séricos e função renal. O tratamento é a suspensão temporária da ingestão oral e administração de líquidos IV antieméticos, se necessário, bem como de vitaminas e reposição de eletrólitos.

“É importantíssimo que todos que atuam em uma maternidade de referência como a Santa Mônica, acolham e tratem as pacientes de acordo com a gravidade que a doença exige, pois essas gestantes enfrentam muitos desafios pelo desconhecimento tanto do profissional, como da família e da sociedade como um todo”, concluiu Silviane.

Link de Inscrição: