Novembro Roxo: Encontro reforça importância do ‘Contato pele a pele precoce’

Prática sobre contato pele a pele em recém-nascidos

O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado na quinta-feira (17), foi marcado pelo II Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru, realizado através de parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), com o tema ‘Contato pele a pele precoce’.

Durante o encontro foram apresentadas as novas evidências da prática do contato pele a pele precoce, além dos dados de monitoramento deste indicador na Santa Mônica, culminando na construção de um plano para melhoria contínua do contato pele a pele na unidade neonatal.

Ao final do encontro foi realizada atividade prática sobre contato pele a pele em recém-nascidos com suporte ventilatório e em ar ambiente.

De acordo com a terapeuta ocupacional da Maternidade Manuela Medeiros, os dados apresentados pela maternidade foram coletados através Qualineo, estratégia criada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades.

O Ministério da Saúde confirma que as novas evidências demostram que o contato pele a pele precoce, ou seja, desde o nascimento, reduz em mais de 20% a mortalidade dos bebês prematuro.

“Uma vez que o recém-nascido estabilizar, deve ser colocado na posição canguru o mais precoce e pelo maior tempo possível, mesmo que este bebê esteja com suporte ventilatório. A posição canguru deve ser realizada pelo pai ou a mãe do recém-nascido”, conclui Manuela.

Profissionais da Sesau e Uncisal Participaram do Encontro

Manuela Medeiros apresenta dados da MESM