Maternidade Escola Santa Mônica comemora 59 anos com reinauguração do Ambulatório

O aniversário de 59 anos de existência da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemorado no dia 24 de março, será marcado pela entrega da reforma do Ambulatório Professor Mariano Teixeira, na quinta-feira (22).

A obra de reforma do ambulatório Prof. Mariano Teixeira, da Santa Mônica, foi realizada com recursos da Uncisal e Secretaria de Estado da Educação no montante de XXX. O serviço ambulatorial é referência em Alagoas para acolhimento e assistência às gestantes de risco, e acompanhamento dos recém-nascidos na maternidade, no primeiro ano de vida.

Somente em 2022, foram realizados mais de 16 mil procedimentos, entre consultas, exames e procedimentos voltados para esse público. Para o reitor da universidade estadual, professor Henrique Costa, a entrega do Ambulatório faz parte da série de reformas da Uncisal que tem por objetivo aliar a qualidade da educação em saúde superior do Estado aos serviços de assistência disponibilizados à população, através das unidades da Uncisal, uma vez que são campos de prática para os estudantes.

De acordo com a supervisora geral da Santa Mônica, Elisângela Sanches, o serviço disponibilizado no ambulatório compõe a rede estadual de atenção materna infantil, por se tratar de uma unidade de referência para gestantes e recém-nascidos de alto risco, ligada a Maternidade Escola Santa Mônica.

“Quando a gestante é identificada como alto risco pela atenção primária e encaminhada em momento oportuno para o pré-natal de alto risco, esse acompanhamento pela equipe multiprofissional especializada do nosso ambulatório reduz os indicadores de morte materna e infantil no Estado de Alagoas, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).”, disse Elisângela.

Além da assistência especializada às gestantes de alto risco e atendimento ginecológico, também está no ambulatório o Centro de Referência em Triagem Neonatal de Alagoas – Casa do Pezinho, responsável pelo acompanhamento de crianças de todo Estado identificadas com algumas doenças, identificadas no teste do pezinho, como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase que são acompanhadas por uma equipe multiprofissional da maternidade.

A agenda de funcionamento do Ambulatório retorna ao seu endereço, na Travessa escritor Paulino Santiago, 129, Poço, esquina com a Av. Brasil, a partir da quinta-feira, 24 de março, data de aniversário da MESM.

“Temos orgulho de fazer parte da Maternidade Escola Santa Mônica e estamos muito felizes com essa reforma no aniversário de 59. Esta reforma é mais uma conquista para a educação e saúde do Estado e para todos da maternidade que tem orgulho de ser referência para a saúde materno e infantil. A população alagoana merece”, disse Elisângela.

História da Santa Mônica

Inaugurada como Casa Maternal Alba Mendes Muniz Falcão, em 24 de março de 1964, a maternidade tinha uma equipe técnica reduzida, formada por dois obstetras e uma parteira responsável pela sala de pré-parto. Após uma pequena adequação na estrutura, em 1970, recebeu um Centro Cirúrgico e passou a ser chamada de casa Maternal Santa Mônica.

Em 1986, foi reformada e sua capacidade foi ampliada para 80 leitos destinados à comunidade usuária do SUS. Neste período, também foram implantados a coordenação de enfermagem, nutrição e serviço social, além da construção do ambulatório e do auditório para o desenvolvimento de atividades educacionais, palestras e reuniões.

O Banco de Leite Humano – BLH, atualmente referência estadual, foi instalado em 1989, e a partir do ano de 1999, a maternidade se tornou referência estadual para gestantes de alto risco, através de Portaria Ministerial MS/SAS nº 89, de 19 de março de 1999, reorganizando e redirecionando uma nova proposta de trabalho para melhor atender à demanda de gestantes e recém-nascidos, com melhorias na estrutura e aumento do número de profissionais.

O prédio da maternidade também passou por reforma entre 2000 e 2001, quando reabriu com uma nova estrutura e ampliação dos serviços.

Em 2003, passou a compor a Rede Estadual de Urgência e Emergência, no atendimento hospitalar especializado às urgências obstétricas e neonatais.

Caracterizada como unidade hospitalar especializada em assistência de média e alta complexidade, a maternidade tornou-se unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, por meio da Lei nº 6660, de 29 de dezembro de2005.

Em outubro de 2013 teve início a reforma de ampliação de espaço para alocar os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional – UCINCo, contratualizados com a Rede Cegonha.

No dia 18 de dezembro de 2015, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, governador Renan Filho e autoridades do Estado de Alagoas, a Maternidade foi reinaugurada com a seguinte capacidade: 48 leitos para Gestação de Alto Risco (leitos GAR); cinco (5) leitos de UTI Materna; 26 leitos de UTIN; 26 leitos de UCINCo, quatro leitos de Pré-parto, Parto e Puerpério (PPP), seis leitos no pré-parto, e 10 leitos na Enfermaria Canguru – UCINCa.