Profissionais da USP realizam práticas de treinamento de situações de emergência em obstetrícia na MESM

Ação faz parte do Projeto Tele UTI Obstétrica que objetiva reduzir mortalidade materna

 

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) recebeu, na tarde desta terça-feira (27), profissionais da Universidade de São Paulo (USP) imersos no Projeto Tele UTI Obstétrica. O objetivo do projeto é reduzir a mortalidade materna através da capacitação à distância dos profissionais de todo Brasil. São feitas teleconsultas diárias com discussão de casos clínicos com os profissionais da USP.

Hoje, a equipe da USP visitou presencialmente a MESM e promoveu oficinas práticas de treinamento de situações de emergência em obstetrícia.  Médicos obstetras e intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de participar do evento, que apresentou simulações e oficinas práticas de UTI e emergências obstétricas como hemorragia pós-parto, eclâmpsia, PCR e intubação de via aérea difícil.

“Estamos com a USP desde setembro de 2022, inicialmente com encontros diários com o objetivo de diminuir a mortalidade materna, através de capacitação e qualificação de toda equipe neste curso abrangente e positivo que envolveu residentes, médicos obstetras, intensivistas, equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem”, obsevou a obstetra Mychella Alvim, chefe médica da maternidade.

O projeto tem abrangência nacional e contemplou 27 hospitais, um em cada Estado brasileiro e Distrito Federal. Em Alagoas, a MESM foi a escolhida para participar do projeto e está desenvolvendo ações desde o final de 2022.  Além dos diversos momentos de discussões entre obstetras, intensivistas, profissionais de enfermagem e fisioterapeutas, a maternidade capacitou, de forma online, os profissionais envolvidos e promove reuniões semanais para apresentação dos casos clínicos.

Para o professor Henrique Costa, reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde da Alagoas (Uncisal), esse tipo de parceria facilita o acesso da universidade ao que está acontecendo de mais moderno no Sul e Sudeste do País, na velocidade necessária à academia e à assistência.

“Eu espero que esse projeto cresça e continue atraindo muita gente, porque, com certeza, pelo número que a gente viu, ajuda a salvar muitas vidas. A Uncisal tem planos de implantar de forma mais intensa a telesaúde para levar a saúde para os municípios alagoanos. E é muito importante pra gente pegar um pouco dessa experiência”, reforçou Henrique.

As teleconsultas possibilitam aos profissionais de saúde uma segunda opinião com especialistas de diferentes áreas, discussões de casos clínicos e aulas. Além de oferecer treinamentos presenciais de habilidades e competências para o aprimoramento da assistência obstétrica e hospitalar no acompanhamento de casos de gestação de alto risco.

O objetivo do projeto casou com o propósito da gestão da maternidade de qualificar e melhorar a assistência materna prestada à gestante alagoana.

“Temos atualmente quatro projetos em andamento que visam capacitar e qualificar a equipe assistencial, e um deles é com a USP, que tem facilitado bastante o processo de chegar às discussões clínicas, principalmente por se tratar de uma maternidade de alto risco, com situações que fogem da normalidade.  Ter um órgão para orientar e discutir os casos, só melhora nossa assistência, pois vem para qualificar, discutir, atualizar e melhorar a assistência prestada à população”, destacou a supervisora geral da maternidade, a enfermeira Elisângela Sanches.